Um escritor classificou Vidas secas como "romance desmontável", tendo em vista sua composição descontínua, feita de episódios relativamente independentes e sequências parcialmente truncadas.
Essas características da composição do livro:
a) constituem um traço de estilo típico dos romances de Graciliano Ramos e do regionalismo nordestino
b) indicam que ele pertence à fase inicial de Graciliano Ramos, quando este ainda seguia os ditames do primeiro momento do Modernismo
c) diminuem o seu alcance expressivo, na medida em que dificultam uma visão adequada da realidade sertaneja
d) revelam, nele, a influência da prosa seca e lacônica de Euclides da Cunha, em Os Sertões
e) relacionam-se à visão limitada e fragmentária que as próprias personagens têm do mundo.
Respostas
RESPOSTA: e) relacionam-se à visão limitada e fragmentária que as próprias personagens têm do mundo.
Espero ter ajudado!
A afirmativa correta é a letra e) relacionam-se à visão limitada e fragmentária que as próprias personagens têm do mundo.
Graciliano Ramos (1892 -1953) foi um romancista, cronista, contista e jornalista brasileiro. Sua obra mais conhecida é “Vidas Secas” de 1938. É um importante representante da segunda fase do modernismo.
Na obra “Vidas Secas”, Graciliano Ramos deixa de lado a linearidade temporal, que era o mais adotado no contexto literário do século XIX. Tal fragmentação na estrutura da obra demonstra a própria fragmentação das personagens levando em conta o drama relacionado à sobrevivência.
A obra apresenta uma composição descontínua, visto que seus episódios são independentes e apresenta relação com uma visão limitada e fragmentária que as personagens possuem do mundo.
Saiba mais sobre a obra “Vidas Secas” em: https://brainly.com.br/tarefa/24715688
Bons estudos!