• Matéria: Sociologia
  • Autor: valdenirpbg
  • Perguntado 6 anos atrás

Leia os textos a seguir: Texto 1: Imagine-se o leitor sozinho, rodeado apenas de seu equipamento, numa praia tropical próxima a uma aldeia nativa, vendo a lancha ou barco que o trouxe afastar-se no mar até desaparecer de vista [...]. Imagine-se entrando pela primeira vez na aldeia, sozinho ou acompanhado de seu guia branco. Alguns dos nativos se reúnem ao seu redor – principalmente quando sentem cheiro de tabaco. Outros, os mais velhos e de maior dignidade, continuam sentados onde estão. MALINOWSKI, B. Argonautas do Pacífico ocidental: um relato do empreendimento e da aventura dos nativos nos arquipélagos da Nova Guiné melanésia. Traduções de Anton P. Carr e Lígia Aparecida Cardieri Mendonça. São Paulo: Abril Cultural, 1978. p. 19. Texto 2: Falar em encontro etnográfico é falar numa particular aventura marcada pelo duplo esforço, de uns para contar, e de outros para compreender, tal como – na leitura de Ítalo Calvino, em As Cidades Invisíveis – protagonizaram Marco Polo e Kublai Khan – seu objetivo: a busca de um código compartilhado para entender e apreciar as diferenças entre as inúmeras cidades do vasto império e que, no fundo, eram uma só. MAGNANI, J. G. C. O (velho e bom) caderno de campo. Disponível em: http://nau.fflch.usp.br/ (Links para um site externo.). Acesso em 13 jul. 2019. Considerando os textos e seus conhecimentos de Antropologia, analise as afirmações a seguir: I. A etnografia, enquanto técnica de registro sistemático dos códigos compartilhados pelas pessoas, consolidou-se como uma das principais formas de se compreender a dimensão simbólica dos grupos humanos estudados pela antropologia. II. Ao procurar a interpretação adequada dos códigos compartilhados pelos grupos humanos, o antropólogo necessita se distanciar dos códigos culturais nativos, de modo a projetar sobre eles seus próprios valores. III. Quando o antropólogo ingressa em território por ele desconhecido, passa a se confrontar com a contínua relativização de seus juízos de valor, uma vez que os grupos humanos se organizam de acordo com formas culturais diferentes das dele. IV. Os dois textos citados apresentam dilemas que caracterizam a etnografia, ou seja, a necessidade de estabelecer contatos com os grupos estudados, de maneira a compreender e desenvolver com os nativos uma relação que possibilite a compreensão de seus códigos culturais específicos. É correto o que se afirma em: Grupo de escolhas da pergunta III e IV I, III e IV I, II e III II e IV I e II

Respostas

respondido por: tcristina245
59

Resposta:

as afirmações I, III e IV são verdadeiras.

Explicação:

A afirmação I é verdadeira, pois a Antropologia encontra na etnografia uma maneira de se aproximar das ideias, valores e comportamentos compartilhados pelas pessoas pertencentes aos grupos estudados. A afirmação II é falsa, pois o antropólogo, quando de sua inserção no campo de estudos, necessita confrontar seus valores, de maneira a suspendê-los temporariamente para, daí então, compreender quais são os referenciais culturais específicos das categorias nativas. A afirmação III é verdadeira, pois ao atuar em campo, buscando realizar a etnografia das práticas culturais dos grupos estudados, o antropólogo se vê despojado de seus referenciais culturais particulares, uma vez que é preciso compreender os códigos culturais por ele estudados a partir dos referenciais específicos dos grupos que serão objetos de análise antropológica. A afirmação IV é verdadeira, pois os dois textos apresentam a perspectiva do antropólogo, uma vez que a etnografia exige o esforço de estabelecer contatos e relações complexas necessárias para a compreensão das interações culturais dos grupos estudados.

respondido por: juniorgrp
41

Resposta:

I, III e IV

Explicação:

A afirmação I é verdadeira, pois a Antropologia encontra na etnografia uma maneira de se aproximar das ideias, valores e comportamentos compartilhados pelas pessoas pertencentes aos grupos estudados. A afirmação II é falsa, pois o antropólogo, quando de sua inserção no campo de estudos, necessita confrontar seus valores, de maneira a suspendê-los temporariamente para, daí então, compreender quais são os referenciais culturais específicos das categorias nativas. A afirmação III é verdadeira, pois ao atuar em campo, buscando realizar a etnografia das práticas culturais dos grupos estudados, o antropólogo se vê despojado de seus referenciais culturais particulares, uma vez que é preciso compreender os códigos culturais por ele estudados a partir dos referenciais específicos dos grupos que serão objetos de análise antropológica. A afirmação IV é verdadeira, pois os dois textos apresentam a perspectiva do antropólogo, uma vez que a etnografia exige o esforço de estabelecer contatos e relações complexas necessárias para a compreensão das interações culturais dos grupos estudados.

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