Uma espaçonave de massa 800 kg em movimento retilíneo e uniforme num local de influências simultaneamente dois propulsores que a deixam que a deixam sobre a ação de duas forças F1 e F2 de mesma direção e sentidos opostos sendo as intensidades de F1 e F2 respectivamente iguais a 4000N e 1600N, determine o módulo, a direção e o sentido da aceleração vetorial adquirida pela espaçonave.
Respostas
Após a análise e os devidos procedimentos com as informações dadas na questão, conclui-se a respeito do vetor da aceleração que seu sentido é obliquo (diagonal), e sua direção aponta para o nordeste (para direita e para cima).
Sabe-se também que a aceleração adquirida pela espaçonave foi de 3 m/s².
*Veja em anexo uma representação gráfica desse vetor (em azul)!
Para calcular a aceleração adquirida pela espaçonave, temos de calcular a força resultante das duas forças que atuam na nave ( e ).
Temos que as forças tem o mesma direção, mas sentidos opostos, logo a resultante será dada pelo módulo da diferença entre as intensidades das duas forças:
Então aplicamos a Segunda Lei de Newton, para encontrar a aceleração do corpo:
Como as forças são paralelas, possuem a mesma direção, logo a força resultante será também na mesma direção, isto é, obliqua (diagonal).
Então consideraremos agora o sentido desse vetor, isto é, para qual lado da reta esse vetor está apontando. Pode-se concluir que será no mesmo sentido que , isto é, nordeste (para cima e para direita)!
Que tal aprender mais sobre Vetores (Física)?!
- https://brainly.com.br/tarefa/45990361
- https://brainly.com.br/tarefa/22757051