De acordo com Souza (1997, p.25), a ginástica, “no decorrer dos tempos, tem sido direcionada para objetivos diversificados, ampliando cada vez mais as possibilidades de sua utilização”, por isso, foi classificada em cinco campos de atuação: condicionamento físico; competição; fisioterápica; conscientização corporal e demonstração. O campo de atuação de ginástica de competição, que reúne todas as modalidades competitivas, é o mais lembrado quando se fala em ginástica, pois são as que mais vemos na mídia, em campeonatos como os jogos pan-americanos e jogos olímpicos. Estas sofreram influências das Escolas Ginásticas, surgidas no continente Europeu no século XIX, e sistematizaram-se de formas diferentes. Devido a isso, atualmente, cada modalidade gímnica competitiva possui características e regras específicas, que diferenciam umas das outras e são regulamentadas pela Federação Internacional de Ginástica (FIG). SOUZA, E. P. M. de. Ginástica Geral: uma área do conhecimento da Educação Física. 1997. 163 f. Tese (Doutorado em Educação Física) – Faculdade de Educação Física, UNICAMP, Campinas-SP, 1997. Para realizar essa atividade, você deverá assistir aos vídeos dos links abaixo, identificar a modalidade de cada um dos vídeos, descrevendo suas principais características e apontar quais destas fazem parte do quadro de modalidades olímpicas.
Respostas
Resposta:
VIDEO 1 - GINÁSTICA RÍTMICA COM ARCO - Ginástica Rítmica se consolidou como uma modalidade que une a elegância do ballet e o drama do teatro acompanhada da interpretação da música que orienta o ritmo e a intensidade dos movimentos que compõem a série, que é como é chamada a coreografia (FIG, on-line)7. Durante a sua apresentação, a ginasta deve demonstrar aos árbitros (juízes que a avaliam) e ao público a polidez de movimentos com grau elevado de flexibilidade, além de força e agilidade, aliados ao domínio de um dos seus aparelhos manuais: arco, bola, maças e fi ta (a corda é considerada um aparelho oficial apenas para as categorias iniciantes). Os movimentos arriscados realizados com estes aparelhos, manuseados de diversas formas, sendo lançados ao ar enquanto a ginasta realiza saltos e movimentos acrobáticos sem deixar de recuperá-los de formas inusitadas, tornam esta modalidade dinâmica e desafiadora. Faz parte do quadro de modalidades olímpicas.
VÍDEO 2: GINÁSTICA ARTÍSTICA FEMININA - Salto sobre a mesa – este aparelho surgiu em substituição ao cavalo, que antes era usado para os saltos, colocado na forma longitudinal para os saltos masculinos e transversal para os saltos femininos.A partir de estudos e pesquisas foi desenvolvida a mesa de salto que possui a altura de 1,20m e uma superfície de contato bem maior para os atletas, o que oferece mais segurança e controle para os praticantes. A ginasta executa uma corrida de aproximação e, com o uso de um trampolim Reuther, faz a entrada no aparelho de frente ou de costas para a mesa, e utilizando-se das mãos para o apoio realiza o salto, variando em formas e possibilidades. Os padrões de movimentos usados neste aparelho são: aterrissagens, deslocamentos, rotações e saltos. Faz parte do quadro de modalidades olímpicas.
VÍDEO 3: GINÁSTICA ARTÍSTICA MASCULINA - Barras Paralelas – este aparelho exige bastante força dos praticantes, principalmente dos membros superiores, pois o atleta utilizará a força desde grupo muscular em maior parte do tempo. Ele se caracteriza por um aparelho com duas barras de madeira ou de fibra com 3,5m de comprimento e a distância entre uma barra e outra é de 42 a 52cm. Já a altura do aparelho é de 1,95m do solo, altura que permite ao atleta executar seus movimentos tanto com o apoio das mãos quanto dos braços (apoio braquial). Os padrões de movimento realizados neste aparelho são as aterrissagens, as posições estáticas, deslocamentos, rotações, saltos e balanços. Faz parte do quadro de modalidades olímpicas.
VÍDEO 4: TRAMPOLIM INDIVIDUAL - é a categoria mais popular e a única olímpica. O aparelho no qual são executados os movimentos mede 5m x 3m x 1,15m e é conhecido pelo público em geral como “cama elástica”. O ginasta adquire altura – cerca de 5 a 6 metros – e estabilidade com saltos preliminares. Ele então inicia a execução de 20 elementos técnicos, sem interrupções, divididos em duas séries de 10 na preliminar e na final executa outra série de 10 elementos que pode ser igual a uma das séries da preliminar.Faz parte do quadro de modalidades olímpicas.
Explicação:
VÍDEO 3: GINÁSTICA ARTÍSTICA MASCULINA
VÍDEO 4: DUPLO MINI-TRAMPOLIM
VÍDEO 5: GINASTICA ACROBÁTICA DUPLA
VÍDEO 6: GINASTICA AERÓBICA INDIVIDUAL HOMENS
VÍDEO 7: CAMPEONATO MUNDIAL DE PARKOUR HOMENS