• Matéria: Sociologia
  • Autor: eugenioreginaldo719
  • Perguntado 6 anos atrás

4) A Nova Sociologia da Educação proporcionou um campo com frutíferas reflexões que contribuíram para o desenvolvimento de novos pensamentos em relação à educação brasileira. Observe as alternativas a seguir e indique aquela que representa uma dessas contribuições. a) A substituição de provas dissertativas por optativas tem sido uma importante influência recente. Dessa forma, tem-se priorizado a avaliação constante, ao invés de olhar apenas para o acesso escolar. b) O mito de que há um déficit cultural de alunos provenientes de classes mais populares. As reflexões da Nova Sociologia da Educação nos mostram a importância de se considerar os saberes dos alunos, suas linguagens e as formas de ver e encarar o mundo que não aqueles propostos pela escola. c) A Nova Sociologia da Educação trouxe consigo as novas tecnologias, como a educação à distância, a mobilidade e a web 2.0, que têm revolucionado a forma como pensamos e fazemos educação. d) Cada vez mais, com a Nova Sociologia da Educação, compreende-se que cada aluno é único, devendo haver um currículo específico para cada um. Cada aluno deve aprender o que lhe agrada, para o seu desenvolvimento máximo como pessoa humana. e) Com a Nova Sociologia da Educação, a própria ideia de estrutura e materialidade foi contestada. Hoje, os currículos são vistos como textos e discursos que constituem a melhor seleção cultural proposta por professores.


brunadosanjosetica: b)
O mito de que há um déficit cultural de alunos provenientes de classes mais populares. As reflexões da Nova Sociologia da Educação nos mostram a importância de se considerar os saberes dos alunos, suas linguagens e as formas de ver e encarar o mundo que não aqueles propostos pela escola.

Respostas

respondido por: Matheusieti
12

Sim. A alternativa B é a que melhor se apresenta como correta.

No campo educacional além do caráter didático que a disciplina assume, ele poderá possuir uma noção mais ampla do espaço social em que ele vive, e, entender conceitos básicos como natureza, cultura, indústria cultural, aplicando assim seus conhecimentos na prática, fora do ambiente escolar.

A sociologia inserida neste lugar busca entender a relação do indivíduo com a sociedade, e, como se deram os processos que alavancaram a modernidade, ligando essa linha do tempo com a urbanização e as modificações sociais existentes.

respondido por: SavioSenna96
7

Resposta:

b) O mito de que há um déficit cultural de alunos provenientes de classes mais populares. As reflexões da Nova Sociologia da Educação nos mostram a importância de se considerar os saberes dos alunos, suas linguagens e as formas de ver e encarar o mundo que não aqueles propostos pela escola.

Explicação:

Uma das ideias centrais da Nova Sociologia da Educação é considerar que a cultura é algo inerente a todo ser humano. Não há distinções entre cultura inferior ou superior, tampouco não é algo restrito a uma determinada classe social. Todavia, é importante esclarecer que esse campo não propôs metodologias, modelos educacionais ou propostas de utilização de meios digitais na sala de aula. A Nova Sociologia da Educação ampliou o seu campo de reflexões sobre a escola, o currículo e a cultura escolar, bem como as relações sociais que ocorrem nesses espaços e na produção de documentos oficiais.

Perguntas similares