Respostas
Resposta:
Quando o sérvio Gavrilo Princip atirou no arquiduque austríaco Francisco Fernando em Sarajevo, desencadeando os eventos que provocariam a Primeira Guerra Mundial, o futebol não devia ser uma das preocupações do nacionalista. Mas o esporte bretão, que já começava a dominar o gosto dos europeus, também teve um papel importante no conflito, cujo início completa 100 anos nesta segunda-feira.
Foi pelo futebol que a Grã-Bretanha montou três batalhões específicos e conseguiu atrair diversos voluntários para lutar contra os alemães. Foi graças à paixão pelo jogo que soldados inimigos pararam a guerra no Natal de 1914 para confraternizar e refletir sobre o conflito.
Por outro lado, a guerra também impactou o futebol. O primeiro protótipo de torneio continental na Europa, que se firmaria com a Liga dos Campeões, surgiu na Áustria, com a Challenge Cup, que reunia times das cidades de um império que se estendia até a Hungria. O conflito fatiou o território austríaco e impossibilitou a continuação do torneio.
Abaixo, o GloboEsporte.com conta três histórias que relacionam o futebol e a Primeira Guerra, mostrando que o esporte mais importante do mundo hoje foi moldado e também teve sua influência no grande conflito.
Na noite de 24 de dezembro de 1914, os soldados ingleses estacionados na França e na Bélgica, ao longo do front ocidental da guerra, foram surpreendidos: alemães apareceram perto das trincheiras, mas desarmados. Vinham com presentes, na intenção de confraternizar com aqueles contra os quais trocavam tiros um dia antes. Era uma iniciativa não oficial, tomada, em sua maioria, pelos saxões que formavam parte do exército germânico e não eram tão disciplinados quanto os prussianos.
Alemães e britânicos trocaram presentes, conversaram e até prometeram manter correspondência após a guerra. Mas o ápice da confraternização foi quando alguém apareceu com uma bola de futebol. Oficialmente, os governos dos países envolvidos não reconheceram que houve tal trégua. Mas, nas cartas enviadas pelos soldados a seus familiares, a realidade é apresentada.
Explicação:
Quando o sérvio Gavrilo Princip atirou no arquiduque austríaco Francisco Fernando em Sarajevo, desencadeando os eventos que provocariam a Primeira Guerra Mundial, o futebol não devia ser uma das preocupações do nacionalista. Mas o esporte bretão, que já começava a dominar o gosto dos europeus, também teve um papel importante no conflito, cujo início...