Respostas
Resposta:
Demócrito foi discípulo e depois sucessor de Leucipo de Mileto. Sua fama decorre do fato de ele ter sido o maior expoente da teoria atômica ou do atomismo. De acordo com essa teoria, tudo o que existe é composto por elementos indivisíveis chamados átomos (do grego, "a", negação e "tomo", divisível. Átomo= indivisível). Não há certeza se a teoria foi concebida por ele ou por seu mestre Leucipo, e a ligação estreita entre ambos dificulta a identificação do que foi pensado por um ou por outro. Todavia, parece não haver dúvidas de ter sido Demócrito quem de fato sistematizou o pensamento e a teoria atomista. Demócrito avançou também o conceito de um universo infinito, onde existem muitos outros mundos como o nosso
EXMPLOS:
Explicação:
não sei os exemplos
Resposta:
Demócrito defendia o atomismo geométrico, ou seja, a doutrina que acreditava que a matéria, em toda e qualquer forma, era constituída de átomos rígidos muito pequenos, com tamanhos e formas variadas agrupando-se em combinações casuais e por processos mecânicos
EXEMPLOS;
que a origem do Universo derivada de microscópicos, infinitos e indivisíveis elementos, que se agregavam sempre, formando os seres e objetos do mundo. Demócrito, seu discípulo da Escola de Abdera, aperfeiçoou a teoria do mestre Leucipo, dando a ela um nome e maiores detalhes.
Para os pré-socráticos, a natureza seria composta pelos átomos. A palavra grega átomo significa "sem divisão" ou "indivisível". Os átomos seriam, na concepção dos atomistas antigos, a menor partícula possível.
→ Átomo
Modelos atômicos mais modernos que tiveram influência da teoria de Demócrito.
Modelos atômicos mais modernos que tiveram influência da teoria de Demócrito.
As menores partículas tinham uma capacidade de agregarem-se e soltarem-se de acordo com as suas características. A teoria atomística de Leucipo e Demócrito é bastante rudimentar e ultrapassada, se comparada com modelos atômicos mais recentes, como os modelos de Bohr e Rutherford. Porém, a história da Atomística começa com Leucipo e Demócrito que, além da importância histórica, detêm o mérito de ter formulado uma teoria atomista sem nenhum tipo de equipamento tecnológico para ajudar e comprovar o que estavam falando.
Explicação: