Assinale a alternativa CORRETA em relação a Gil Vicente:
a) Sobre o “Auto da Barca do Inferno”, pode-se afirmar que Gil Vicente cobre praticamente todos os setores sociais de Portugal de seu tempo: clérigos, juízes, padres, sapateiros, alcoviteiras, etc. Nesse retrato de sua terra, o autor mostra-nos sua visão moralista, condenando a degradação dos costumes em sua época.
b) É criador do teatro português. De origem popular, porém culto, teve educação eclesiástica (de igreja). Escreveu peças exclusivamente em Língua Portuguesa, tendo se dedicado à exaltação dos heróis do passado.
c) Seus textos fazem uma crítica veemente (muito forte) à Igreja e à nobreza, caracterizando-se pelo uso de versos decassílabos.
d) Em “A Farsa de Inês Pereira”, o mote é o provérbio “Mais vale um asno que me carregue do que um cavalo que me derrube”. A personagem Inês, em busca do verdadeiro amor, sofre a morte de seu primeiro marido e busca consolo nos braços de um camponês de hábitos sofisticados.
e) Em “O Auto da Barca do Inferno”, o Anjo disputa com o Diabo as almas que chegam à beira do rio. O Anjo, porém, só consegue levar consigo o parvo e o frade, porque não estavam presos a coisas materiais.
Respostas
respondido por:
4
Resposta: Compôs peças de caráter sacro e satírico; bons estudos , espero ter ajudado
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás