• Matéria: Português
  • Autor: LorenzoFritz
  • Perguntado 6 anos atrás

Em “A Farsa de Inês Pereira” (1523), Gil Vicente apresenta uma donzela casadoura que se lamenta das canseiras do trabalho doméstico e imagina casar-se com um homem discreto e elegante. O trecho a seguir é a fala de Latão, um dos judeus que foi em busca do marido ideal para Inês, dirigindo-se a ela:
“Foi a coisa de maneira,/ tal friúra* e tal canseira,/ que trago as tripas maçadas*/ assim me fadem* boas fadas/ que me soltou caganeira.../ para vossa mercê ver/ o que nos encomendou.”
(. friúra: frieza . maçadas: gastas . fadem: predizem)

Sobre o trecho, é correto afirmar:
a) Privilegia a visão racionalista da realidade por Gil Vicente, empregada pelo autor para atender às necessidades do homem do Humanismo.
b) Retrata uma cena grotesca em que se notam traços de cultura popular, o que não invalida a inclusão de Gil Vicente entre os autores do Humanismo.
c) É escrito com perfeição formal e clareza de raciocínio, pelas quais Gil Vicente é considerado um mestre renascentista.
d) Sua linguagem é característica de um período já marcado pelo Renascimento, o que se evidencia pela referência de Gil Vicente a figuras mitológicas clássicas, como as “boas fadas”.
e) Revela em Gil Vicente uma visão positiva do homem de fé que se liberta da doença pelo recurso à divindade.

Respostas

respondido por: joaovitoraraujo10sil
6

Resposta:

letra C

Explicação:

acabei de responder aqui e deu C !!!

Perguntas similares