“O educador desempenha um papel de grande importância para o desenvolvimento de uma sociedade, uma vez que o mesmo atua como um formador de opinião que deve intencionar a efetivação de condições pedagógicas pautadas em princípios éticos, políticos e estéticos que propiciem a apreensão, compreensão e apropriação do saber. Para a realização do trabalho desenvolvido pelo educador, o qual lida constantemente com as inúmeras singularidades referentes ao ser humano, e dada à complexidade de tal trabalho, e para um melhor desempenho de uma práxis educativa eficiente, eficaz e competente é necessária uma sólida formação, constituída por bases teóricas e práticas que edifiquem o saber/fazer do educador de modo claro, direcionado, intencional, com objetivos, conteúdos, estratégias de ensino e finalidades sociopolíticas definidos em nome de um projeto social e educacional que atenda as necessidades e interesses de todos, indistintamente”
(ARAÚJO, Nailton de Souza; NUNES, Maria do Carmo Portela; SILVA, Maria José de Albuquerque da. A Importância da Filosofia na Formação do Educador: Uma Reflexão a Partir de Substratos Teóricos e Pesquisa de Campo em uma Universidade em Paranaíba-PI. IV FIPED – Fórum Internacional de Pedagogia de Parnaíba – PI, REALIZE Editora, Campina Grande: 2012, p. 2).
As palavras acima apontam para o papel social do educador, mas abrem discussões em torno do papel que a Filosofia e suas correntes tem para tanto. Nesse sentido, disserte apresentando os argumentos que corroboram essa importância, bem como os fundamentos que baseiam a sua análise.
Respostas
respondido por:
3
O papel do educador dentro de uma sociedade é primordial, ele gera dentro daqueles que são alcançados inúmeros pontos positivos, como o desenvolvimentos dos conhecimentos sobre ciência e senso crítico, sendo assim as pessoas geram opiniões.
É impostante também por parte do educador ensinar sobre a convivência em sociedade e suas regras, uma vez que nem tudo é permitido, é preciso que os educadores ensinem sobre filosofia e sociologia, assim como diz o filósofo Karl Popper, dentro de uma sociedade não deve há espaço para ignorante, por isso deve-se ser ignorante com os ignorante, ele trata isso como paradoxo da ignorância.
Espero ter ajudado, bons estudos e forte abraço!
Perguntas similares
5 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás