2. A exploração dos minérios, a partir do século XVIII, proporcionou à região das Minas Gerais novas condições econômicas, sociais e políticas, cujos desdobramentos marcaram sua história, COM A EXCEÇÃO DE:
1 ponto
a) O aumento populacional na região e desenvolvimento da vida urbana.
b) A disputa pela posse das minas entre bandeirantes nascidos na colônia e portugueses apelidados de "emboabas", que culminou com a criação da Intendência das Minas por parte da coroa portuguesa.
c) A criação de uma sociedade agrária, pautada no latifúndio, na monocultura e com pouco desenvolvimento cultural.
d) A grande fiscalização por parte da coroa visando, de todas as formas, controlar a saída dos metais preciosos da região.
Respostas
A economia mineradora do Brasil colônia possui características marcantes que possibilitam compreender um pouco mais sobre o período.
Características gerais
O ciclo de ouro no Brasil se deu no século XVIII, sendo considerado o 3° ciclo da economia colonial.
O ouro explorado (no primeiro momento) era o ouro de aluvião, também conhecido como "ouro de superfície", sendo que sua extração não demandava alto nível técnico.
Durante a exploração do ouro, foram criadas instituições e tributos que possibilitava o controle da extração desse metal por parte da coroa portuguesa. Dentre eles, podemos citar:
- Casa de Fundição;
- Intendência das Minas;
- Quinto;
- Finta;
- Derrama.
Sociedade Mineradora
Era uma sociedade urbana e escravista, com possibilidade de mobilidade social (diferentemente da sociedade açucareira).
Soma-se a isso o fato de que essa atividade gerou inúmeras revoltas, dentre elas, podemos citar:
- Guerra dos Emboabas;
- Inconfidência Mineira;
- Revolta de Vila Rica.
Além disso, houve um grande processo migratório para a região das Minas, provocando um crescimento demográfico e aumento do comércio interno.
Vale ressaltar que a mineração também foi responsável pela interiorização da colônia e o deslocamento do eixo econômico do nordestre para a região Centro-Sul.
Conclusão
Conforme o que foi exposto, é possível afirmar que a resposta é a alternativa "C", pois a sociedade agrária, pautada no latifúndio e na monocultura são características da economia açucareira.
Aprofunde seu conhecimento:
Derrama: https://brainly.com.br/tarefa/903217
Açúcar Brasileiro: https://brainly.com.br/tarefa/1214440
Resposta:
1) C)da descoberta de ouro e pedras preciosas no interior da Colônia. A Metrópole, desde o início do século XVIII, buscou regularizar a distribuição das áreas a serem exploradas; como forma de impedir o contrabando e recolher os impostos, criou um aparelho administrativo e fiscal, deslocando soldados para a região das minas
2) C A criação de uma sociedade agrária, pautada no latifúndio, na monocultura e com pouco desenvolvimento cultural.
Explicação:
fiz no clasrron