Para obter a licença sanitária para o funcionamento de uma clínica, a Vigilância Sanitária exige vários equipamentos de inclusão para evitar acidentes. No entanto, uma senhora idosa (78 anos), ao entrar na clínica para solicitar informações, tropeçou e caiu. Ao ser questionada por profissionais da clínica, referiu que seu tornozelo doía muito, indicando assim, que se tratava de uma lesão com dor no local.
Vimos no livro da disciplina que as lesões como a que a senhora sofreu, podem acometer músculos, tendões, ligamentos, ossos e articulações e que podem ser de diferentes tipos, como contusões, estiramentos musculares, entorses, fraturas, entre outras.
Diante do exposto, diferencie entorse de luxação, apresentando as principais características de ambas as lesões.
Resposta:
Respostas
Resposta:
Entorse, na qual o trama brusco, geralmente, promove o estiramento dos ligamentos da articulação ou dos ligamentos próximos da articulação. O estiramento dos músculos e tendões podem estar associados a essa lesão. Características: a principal característica é a lesão dos ligamentos, sem deslocamento das superfícies articulares.
Luxação, quando as articulações são atingidas ou torcidas, os ossos saem da posição normal. Esse deslocamento entre os ossos permanece até que eles sejam reposicionados por um médico. A luxação também causa lesão nos tecidos moles adjacentes da articulação. Características: caracterizada pela separação das extremidades ósseas da articulação
Resposta:
Principais características das lesões.
• Contusões:
Contusão trauma direto aos tecidos moles, sem ruptura da pele, com infiltração de sangue nos tecidos circundantes, levando à equimose (sangramento no tecido subcutâneo).
• Estiramento muscular:
Rompimento de fibras musculares, devido a um movimento além da capacidade elástica do músculo
• Entorses:
A principal característica é a lesão dos ligamentos, sem deslocamento das superfícies articulares.
• Fratura:
Definida pela perda da continuidade de um osso e pode gerar fragmentos ósseos.
Explicação: