1. Narração sobre a vida de um indivíduo, escrita pelo próprio, sob forma documental ou ficcional.
a) Biografia
b) Autobiografia
2. Narração dos fatos particulares das várias fases da vida de uma pessoa, escrita por alguém que conhece essa pessoa ou pesquisou sobre ela.
a) Biografia
b) Autobiografia
Leia este fragmento extraído do livro “Diário de uma favelada”, de Carolina Maria de Jesus: “… A comida no estômago é como o combustível nas máquinas. Passei a trabalhar mais depressa. O meu corpo deixou de pesar. Comecei a andar mais depressa. Eu tinha impressão que eu deslizava no espaço. Comecei a sorrir como se estivesse presenciando um lindo espetáculo. E haverá espetáculo mais lindo do que ter o que comer?”.
3. Quais características do gênero relato pessoal, indicadas abaixo, podem ser identificadas estão presentes nesse fragmento?
a) Narração em primeira pessoa.
b) Descrição técnica de cenários.
c) Uso de recursos literários, como a comparação.
d) Alternativas A e C estão corretas.
Respostas
Resposta:
1) B
2) A
3) d
Explicação:
auto: algo nosso, pessoal
biografia: narração de fatos particulares.
autobiografia: nossa narração sobre os nossos fatos particulares.
na três, a resposta é d pq ela escreveu na primeira pessoa e usou o conectivo "como", q indica comparação.
1 - Autobiografia é quando a própria pessoa escreve sobre a sua vida, sob forma de documentário ou de ficção (filmes, novelas, séries).
Para fazer uma autobiografia, é necessário um levantamento, uma pesquisa sobre os fatos que aconteceram na sua própria vida, e para isso, todos os acontecimentos que envolvam pessoas importantes na sua vida, em todas as fases do ciclo até os dias atuais devem ser apontados.
Depois, os fatos mais marcantes devem ser escolhidos. É importante que o próprio autor se coloque como personagem da sua própria história, além de escolher os outros que participarão do texto. É importante analisar os fatos como se estivesse vendo de fora, para que a história fique cada vez mais imparcial, para que o leitor possa dar o seu parecer sem interferências pessoais do autor.
Letra B.
2 - Biografia é quando outra pessoa faz uma narração dos fatos particulares das várias fases da vida de alguém, sendo que este escritor conhece essa pessoa ou fez pesquisas sobre ela.
Neste caso, o autor deve fazer uma pesquisa apurada sobre os fatos e as pessoas mais importantes da vida do personagem principal, colocando os fatos mais relevantes e escolhendo os personagens que participaram dos momentos mais decisivos da vida da personalidade a ser biografada.
É importante falar dos aspectos referentes a gostos, preferências, vida profissional, relacionamentos com a família de origem e com a família que construiu (se por acaso construiu alguma), paixões e ódios, os momentos mais marcantes e como foi a atitude do biografado diante de cada fato contado.
Letra A.
3 - A característica do gênero relato pessoal que pode ser identificada neste fragmento é a narração em primeira pessoa.
Relato Pessoal é o gênero textual que tem como objetivo contar fatos ou histórias referentes a uma pessoa ou a um grupo de pessoas, sendo parecido com uma narração, onde é contado um fato ocorrido na vida de alguém, sempre na primeira pessoa, tanto do singular como do plural, conforme o caso.
O foco sempre é na história contada, os verbos são colocados no passado, por se referirem a algo que já ocorreu, e existe a necessidade de verificar para qual público-alvo será escrito, uma vez que, de acordo com a escolha, a linguagem exigirá mais complexidade ou leveza da parte do autor.
Letra A.
Mais informações: https://brainly.com.br/tarefa/11460957