oiee gente, alguém pode resumir esse texto em 12 linhas??
O período militar ocorreu no Brasil no período de 1964 a 1984. O golpe dá aos militares um imenso poder. Nesta época, houve por um lado, a manifestação formal do regime militar nos Direitos Humanos, e por outro lado, inúmeras práticas foram adotadas com violência e tortura contra as pessoas que se mostravam detentoras de uma conduta negativa em relação ao regime.
Em nome da “segurança nacional” e do combate à “subversão comunista”, milhares de pessoas foram torturadas e mortas. Muitas delas desapareceram sem deixar rastros e notícias. Os militares utilizaram muitos meios para que esta repressão militar atingisse o seu objetivo.
A crise que levou ao golpe de 64 começa com a renúncia do presidente Jânio Quadros em julho de 1961, após sete meses de governo. Devido a sua política, que se mostrava de esquerda para os políticos que eram contra o Comunismo,
Jânio perdeu o apoio político que precisava para se manter no governo.
A sua política externa foi um exemplo. Defendeu com vigor o direito de autodeterminação de Cuba, no momento exato em que os Estados Unidos precisavam de aliados – principalmente do Brasil – para liquidar o regime cubano. Usou e abusou do discurso de independência, conquistando o respeito pela soberania da sua política externa. [...] Não ficou só nas palavras: reatou relações diplomáticas com os países
Respostas
Resposta:
O período militar ocorreu no Brasil no período de 1964 a 1984.
Nesta época, houve por um lado, a manifestação formal do regime militar nos Direitos Humanos, e por outro lado, inúmeras práticas foram adotadas com violência e tortura contra as pessoas que se mostravam detentoras de uma conduta negativa em relação ao regime.
Em nome da “segurança nacional” e do combate à “subversão comunista”, milhares de pessoas foram torturadas e mortas.
Os militares utilizaram muitos meios para que esta repressão militar atingisse o seu objetivo.
crise que levou ao golpe de 64 começa com a renúncia do presidente Jânio Quadros em julho de 1961, após sete meses de governo.
Defendeu com vigor o direito de autodeterminação de Cuba, no momento exato em que os Estados Unidos precisavam de aliados – principalmente do Brasil – para liquidar o regime cubano.
Usou e abusou do discurso de independência, conquistando o respeito pela soberania da sua política externa.
Explicação: