O Movimento de Reforma Sanitária, herdeiro e partícipe da Medicina Social Latino Americana, envolvendo profissionais de saúde, usuários e movimentos sociais tem em suas bases teórico-conceituais e metodológicas a adoção de reflexões:
I. Fundamentadas no referencial Marxista.
II. Na perspectiva de controle das doenças por meio das distribuição maciça de medicamentos.
III. Na perspectiva na ação do Estado e de políticas públicas centrada na parceria com a indústria farmacêutica e de equipamentos hospitalares.
IV. Na perspectiva da determinação social do processo saúde/doença.
V. Na estreita relação com as condições de vida e de saúde da população.
Pode-se considerar corretas as seguintes afirmações:
Respostas
A resposta é: I, II, IV.
Ao longo da história do Brasil, o Movimento da Reforma Sanitária foi influenciado de forma direta e incisiva pelas reformulações na área da saúde, a medida que aconteciam na Itália.
Os primórdios do Movimento da Reforma Sanitária aqui no Brasil ocorreram no início dos anos 1970 em defesa da democracia, uma vez que a ditadura militar no País englobou o período entre 1964 a 1985
Resposta: I, IV e V.
Explicação: Segundo o artigo "Promoção da saúde: configurações no debate do serviço social" A reforma sanitária deve muitas de suas reflexões ao referencial marxista, especial através da adoção da perspectiva da determinação social do processo saúde/doença [...] E suas relações com as condições de vida e de saúde das populações.