1)
O monge franciscano frei Luca Pacioli, considerado o “pai da contabilidade moderna” disse a seguinte frase: “Ragio Spessa, Amista Longa”. O que ele orientava aos comerciantes ao usar essa frase?
Respostas
Resposta:
Orientava os comerciantes a manterem e publicarem uma contabilidade para atrair pessoas dispostas a colaborar com o negócio, o que chamou de “amizades”.
Explicação:
Resposta:
(LETRA D) Orientava os comerciantes a manterem e publicarem uma contabilidade para atrair pessoas dispostas a colaborar com o negócio, o que chamou de “amizades”.
Explicação:
A frase não é de autoria de Luca Pacioli, mas ele usava essa frase, conforme nos descreve Eugen Schmalenbach (1955) em seu livro Balanço dinâmico. O frei Luca Pacioli orientava os comerciantes a manterem e publicarem uma contabilidade para atrair pessoas dispostas a colaborar com o negócio. Isso significa que a contabilidade deveria ser apurada frequentemente, mesmo que não existissem interessados em potencial para realizar negócios. Ele ressaltava nessa frase a necessidade de não apurar a contabilidade de forma frequente, apenas quando havia a necessidade de expor o patrimônio a possíveis interessados em realizar negócios com a entidade.