• Matéria: História
  • Autor: Cebolinhax666
  • Perguntado 6 anos atrás

[...] Algumas famílias brasileiras rejeitaram, e até mesmo hospitalizaram, membros masculinos que se desviaram das normas sociais aceitas por uma sociedade heterocêntrica, enquanto outros lares mantiveram filhos transviados em seu seio [...] Além do mais, as correntes migratórias de homossexuais masculinos do Nordeste para o Rio e São Paulo, ou do campo para a cidade, desafiam o modelo padrão apresentado por sociólogos e historiadores, segundo o qual as pessoas dependem essencialmente de laços familiares para mudar-se de uma área do Brasil para outra. Para muitos jovens que fugiram do controle e condenação da família, dos parentes e de uma cidade pequena em busca do anonimato das metrópoles, a amizade baseada numa identidade compartilhada e em experiências eróticas similares propiciou laços mais fortes que os sanguíneos.

GREEN, J. Além do Carnaval: a homossexualidade masculina no Brasil do século XX. Trad. de Cristina Fino e Cássio Arantes Leite. São Paulo: Unesp, 1999. pp. 34-35.
De acordo com o texto, analise as afirmações a seguir:



I. Determinadas identidades, como a identidade homossexual, possibilitam a criação de vínculos afetivos e de compartilhamento de experiências que, em muitos casos, sobrepõem-se aos laços definidos pela consanguinidade.



II. Segundo James Green, os violentos processos de segregação decorrentes de ações homofóbicas podem resultar em migrações forçadas de pessoas que buscam a autopreservação física e identitária.



III. Diferente do que certos padrões migratórios apontam, a transferência de localidades por determinadas pessoas pode ser também motivada por questões identitárias.



IV. As cidades grandes possibilitam um certo anonimato que pode ser visto como algo positivo para quem deseja se distanciar de grupos que compartilham práticas e posicionamentos homofóbicos.



É correto apenas o que se afirma em:
Grupo de escolhas da pergunta

I, II, III e IV.

I e III.

I, II e III.

IV.

II e IV.

Respostas

respondido por: juniorgrp
45

Resposta:

I, II, III e IV

Explicação:

O autor afirma que a identidade homossexual pode oferecer um reconhecimento de grupo mais forte do que vínculos familiares. A marginalização da identidade homossexual pode resultar em processos migratórios que têm como horizonte a tentativa de reconhecimento identitário em outras regiões. Conforme o texto, muitos jovens homossexuais brasileiros optam por deixar suas comunidades de origem em busca de locais que possam garantir a preservação de suas identidades e a garantia de segurança contra práticas homofóbicas. O texto indica a existência de fluxos migratórios de jovens homossexuais brasileiros que buscam se afastar de práticas e posicionamentos discriminatórios em relação a suas identidades.

respondido por: xmaggiemarquesx
8

Sobre o texto de James Green é possível afirmar que as sentenças I, II, III e IV são verdadeiras. Portanto, a opção a é a correta.

Características do Comportamento Homossexual

  • É comum entre as identidades homossexuais, especialmente os que foram rejeitados pela família, que tenham uma facilidade maior de criar laços e vínculos afetivos com pessoas que possuem experiências semelhantes.
  • É comum que pessoas que sofrem ações homofóbicas passem por um processo de migração forçada em busca de autopreservação.
  • É possível que a migração ocorra por questões indenitárias, em busca de lugares que haja uma maior aceitação de determinado grupo.
  • Cidades grandes podem fornecer um anonimato para aqueles que buscam se distanciar de pessoas homofóbicas.

Entenda mais sobre o Comportamento Homossexual aqui:

https://brainly.com.br/tarefa/24049267

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares