Respostas
1. Qual foi o estopim da guerra?
R- O assassinato do arquiduque austríaco Francisco Ferdinando em Sarajevo no dia 28/06/1914, o assassino foi um bósnio nacionalista, Gavrilo Princip. Mas isso foi só um dos dos fatores, pois na época encontravam-se diante de um cenário que já estava em tensão por conta do crescente imperialismo e nacionalismo na Europa.
2. Quais países faziam parte da Tríplice Aliança e da Tríplice Entente?
R- A Tríplice Aliança foi formada entre o Império Alemão, Austro-Húngaro e o Reino da Itália, até que a mesma mudou de lado em 2014, então o Império Otomano veio a juntar-se aos impérios da Alemanha e Áustria-Hungria. A Tríplice Entente foi formada pelos países Itália, Rússia e Reino Unido, o Estados Unidos entrou na guerra depois, em 1917.
3. Estabeleça a relação existente entre a Primeira Guerra Mundial e o desenvolvimento da Revolução Russa.
R- Apesar de não justificar a eclosão da revolução, o envolvimento da Rússia na Primeira Guerra Mundial foi ponto fundamental para que o regime czarista chegasse ao seu fim. As mortes e recursos financeiros causados na guerra aprofundaram o desgaste para o governo russo que se desenvolvia desde o século XIX. De fato, foram os bolcheviques, participantes da “Revolução de Novembro”, que determinaram a saída da Rússia da Primeira Guerra Mundial.
4. Aponte qual foi o principal tratado assinado após a Primeira Guerra Mundial.
R- Tratado de Versalhes.
5. Explique por que o historiador britânico Eric J. Hobsbawm diz que os alemães foram alvo de uma “paz punitiva”.
R- A Alemanha foi vítima de uma “paz punitiva” ao ser obrigada a reduzir os seus exércitos e pagar pesadas indenizações para as nações que venceram o conflito. No pós-guerra essas exigências impuseram graves problemas sociais e econômicos ao povo alemão.