Como podemos comparar a
estrutura da antiga
Divisão Internacional do
Trabalho (DIT)
e a descrita no texto,
como isso ocorre na
América Latina?
A DIT é hoje mais determinada por
companhias transnacionais que
operam simultaneamente em um
número incalculável de países
diferentes e que também realizam
frequentemente suas transações
internacionais no seio de seu grupo,
de modo que as grandes empresas
têm à sua disposição uma rede
internacional de departamentos de
sua propriedade.
Respostas
Resposta:
A Divisão Internacional do Trabalho é a especialização produtiva dos países e das regiões na intensificação das trocas. Esta especialização das funções econômicas é um reflexo da solidificação da globalização. Também é uma divisão de produção no cenário mundial entre os países desenvolvidos e subdesenvolvidos conhecidos como emergentes.
Apesar da modificação apresentada na configuração econômica, os países da América Latina, Ásia e África, ainda ocupam destaque na produção de produtos primários.
O que os mantêm como produtores primários é principalmente o modo como os países subdesenvolvidos foram industrializados. Grande parte das empresas e indústrias existentes em países pobres é de nações desenvolvidas e ricas. Diante desse fato, todos os lucros adquiridos durante o ano não permanecem no território no qual a empresa se encontra, e sim, migra para o país de origem da mesma. Em outras palavras, as empresas transnacionais sempre buscam os interesses próprios sem considerar as causas sociais, econômicas e ambientais de onde suas empresas estão instaladas.