• Matéria: História
  • Autor: caldonsanchesjoao
  • Perguntado 6 anos atrás

) A respeito da criação das capitanias hereditárias, marque a assertiva incorreta: *
20 pontos
(A) O Foral era um documento que estabelecia os direitos e deveres dos donatários, como o direito de fundar vilas, cobrar impostos e administrar a justiça. Além disso, ficavam com a vintena (isto é, 20%) dos lucros pela exploração do pau-brasil, o dízimo dos metais preciosos, bem como com mais da metade do dízimo do pescado.
(B) Os capitães donatários recebiam a Carta de Doação, documento que lhes garantia a concessão da terra, mas não a propriedade da capitania, direito esse exclusivo do rei de Portugal.
(C) Em 1530, veio para o Brasil a expedição de Martin Afonso de Sousa, enviado pelo rei português, com a missão de proteger a costa da colônia, promover a fundação de vilas e fortificações, além de iniciar o cultivo de cana-de-açúcar, o que se mostrava necessário frente à ameaça de corsários franceses na costa brasileira, interessados no contrabando do pau-brasil.
(D) A falta de recursos financeiros, os conflitos entre indígenas e colonos, o precário sistema de transporte e de comunicação, além da inexperiência de alguns donatários com o novo empreendimento, levaram ao colapso do sistema de capitanias hereditárias, não significando, contudo, o completo fim desse sistema, que sobreviveu até o século XVIII

Respostas

respondido por: daniellyblanco
1
5 é a somatória do documento , ou seja letra B
Perguntas similares