a) Por que o autor afirma que o texto da Constituição norte-americana é inovador? Em quais aspectos ele era diferente da maneira como a maior parte das nações se organizava politicamente naquela época? b) Por que o autor afirma que o conceito de povo era extremamente limitado na nação norte-americana?
[...] De muitas formas o texto constitucional é inovador. Começa invocando o povo e falando dos direitos inspirados em Locke. A Nação americana procurava assentar sua base jurídica na ideia de representatividade popular, ainda que o conceito de povo fosse, nesse momento, extremamente limitado. [...]
Respostas
A) Foi uma constituição inovadora pois foi a primeira promulgada no mundo, em seu texto assegurou os direitos do povo e lhes apresentou seus deveres.
B) No caso podemos afirmar que o povo era tido como um conjunto de pessoa em um território que possui governo e cultura. Nesse aspecto, anterior a questão da independência da América o contexto de povo era bastante limitado.
Resposta:
a) O texto da Constituição estadunidense foi considerado inovador do ponto de vista da realidade das demais colônias que existiam, pois os Estados Unidos foram o primeiro Estado independente da América. E é também inovador quando comparado com os Estados europeus, que se mantinham naquele momento como monarquias absolutistas. Conte aos alunos que a Constituição foi considerada inovadora também em relação a sua antiga metrópole: enquanto a Inglaterra era uma monarquia parlamentar, os Estados Unidos organizavam-se em torno de uma república federativa.
b) Porque ele desconsiderava grande parcela da população, como os escravizados e os indígenas.
Explicação: