O processo de socialização de um colaborador está relacionado diretamente com a cultura organizacional, ou seja, o conjunto de percepções, expectativas, crenças, valores, comportamentos que ocorrem na dinamicidade do dia a dia compartilhado na organização. Assim, a aproximação com uma determinada cultura organizacional, por parte de um novo colaborador, envolve a construção de saberes, a partir do que é contado na forma de histórias, do que observado nos comportamentos, no que é escutado nos processos de comunicação, no que é realizado no curso de realização das atividades, em sua pluralidade, – envolve interação humana, independentemente do que fora planejado ou do nível de complexidade. Sobre os tipos de cultura organizacional, escolha uma alternativa correta: a) Agressivo-defensiva é a cultura organizacional orientada para a valorização dos membros que apresentam performance diferenciada, direcionada, dentre outros, pela disputa com seus colegas para a vitória (lugar ao pódio) – uma crença proeminente é a competição. b) O tipo construtivo, considerando a crença normativa do poder, identifica organizações não participativas, com estruturas fundamentadas na assimetria de autoridade. c) A cultura organizacional do tipo passivo-defensiva, sob a perspectiva da crença realização, pode ser identificada em empresas que valorizam os seus membros, uma vez que estes tanto estabelecem as metas quanto realizam esforços para alcança-las. d) Quando a aprovação é a crença que orienta a caracterização da cultura, podemos identificar o tipo de cultura construtivo, em que os conflitos são percebidos como potência para o desenvolvimento comum. e) As organizações que priorizam o apontamento de lacunas e falhas, com punição de erros, em detrimento do reconhecimento do que está dando certo, podem ser caracterizadas com cultura do tipo construtiva, e a crença normativa é a evitação. 5 / 5
Respostas
Resposta:
a) Agressivo-defensiva é a cultura organizacional orientada para a valorização dos membros que apresentam performance diferenciada, direcionada, dentre outros, pela disputa com seus colegas para a vitória (lugar ao pódio) – uma crença proeminente é a competição.
Explicação:
ACERTEI
Resposta:
A)Agressivo-defensiva é a cultura organizacional orientada para a valorização dos membros que apresentam performance diferenciada, direcionada, dentre outros, pela disputa com seus colegas para a vitória (lugar ao pódio) – uma crença proeminente é a competição.
Explicação:
No escopo do debate sobre cultura organizacional, identificamos três tipos gerais de cultura organizacional:
1) Construtiva;
2) Passivo-Defensiva;
3) Agressivo Defensiva.
Tais tipos podem ser associados a um conjunto específico de crenças normativas, as quais representam o conjunto de crenças e valores do indivíduo acerca da maneira como um grupo ou organização devem nortear sua prática, realização de atividades e interação entre membros, dentre outros. A cultura construtiva diz respeito à interação de funcionários uns com os outros; na mesma medida em que buscam desenvolver projetos que geram motivação, engajamento e satisfação pessoal – “crenças normativas associadas à realização, auto atualização, incentivo humanista e afiliativo”. A cultura passivo-defensiva, por sua vez, fundamenta-se na crença de que há limites para a interação entre colaboradores, especialmente voltado para a segurança no emprego – reforço de crenças normativas voltadas para “aprovação, convencional, dependência, evitação”. Por fim, a cultura agressivo-defensiva pode ser caracterizada pelo incentivo à realização de tarefas por meio da competição, a partir da qual os funcionários que conseguem destacar-se podem alcançar maior segurança em seu status organizacional e emprego dentre os demais colegas que não apresentaram performance e resultados diferenciados – “crenças normativas refletem oposição, poder, competição e perfeccionismo” (KINICKI, KREITNER, 2006, p. 48).