Respostas
Resposta:
O ensino de Arte foi incluído no currículo escolar pela LDB de 1971, com o nome de Educação Artística, ainda como “atividade educativa” e não como disciplina. Em 1988, ano da nossa atual Constituição Federal, em meio a discussões sobre educação, sofreu ainda riscos de ser excluída do currículo escolar, fato que levou educadores da área a organizarem manifestações a fim de garantir a permanência do estudo das artes nas escolas.
//////////////////////////////////////////////////////////
Explicação:
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) regulamenta o ensino no Brasil baseado nos princípios constitucionais. Foi criada em 1961, seguida por outra versão de 1971 e finalmente, sua mais recente promulgação em 1996, vigorando até os dias atuais.
Finalmente, com a atual Lei de Diretrizes e Bases, foram revogadas disposições anteriores e a matéria “Artes” foi reconhecida como disciplina, tendo seu ensino se tornado obrigatório na educação básica, conforme dispõe o parágrafo 2º do artigo 26: O ensino da arte constituirá componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos.
A LDB 9394/96 estipula como obrigatória a educação artística no ensino básico, pois os conteúdos ministrados seriam fundamentais para o aperfeiçoamento das funções motoras e cognitivas, tendo em vista o trabalho com pinturas, danças e apreciação artística.
LDB 9394/96 e o estudo da arte
A educação básica engloba desde a Educação Infantil ao Ensino Médio, etapas que envolvem crianças pequenas e jovens prestes a ingressar na universidade e mercado de trabalho.
Todo esse público é convidado a experimentar por meio da educação artística, estímulos variados corporais e mentais, através das brincadeiras, estudos sobre teorias artísticas e produção da arte, para que abram suas mentes para a sensibilidade que esse universo promove.
Aprenda mais sobre a LDB 9394/96: brainly.com.br/tarefa/20719354
#SPJ2