Respostas
Explicação:
- Gaveta - ângulo superior do gol.
- Gaveteiro - jogador que sempre arremessa na gaveta.
- Rosqueta - efeito dado à bola.
- Vaselina - gol de cobertura do goleiro.
- Jogo passivo - retardamento proposital do jogo.
- Jogar em baixo - jogar próximo à linha de 6 metros.
Resposta:
Explicação:
Rotação: Revezamento estre os pitchers titulares (starters). Na MLB, a rotação mais utilizada é a de cinco jogadores. A cada dia, um pitcher da rotação inicia um jogo. Depois de cinco dias (ou cinco jogos), o pitcher volta a começar outro jogo. Por exemplo, se Chris Carpenter inicia um jogo dia 2, ele começará outra partida dia 7 (considerando que neste período seu time fará um jogo todos os dias).
Ace: Considerado o melhor pitcher da franquia. O ace do time é o arremessador número um da rotação, e espera-se que ele seja o líder do time em jogos, entradas arremessadas, ERA e outras estatísticas.
Reliever: É o pitcher reserva e que entra no decorrer do jogo. Em geral, podem ser divididos em algumas categorias:
– Long Reliever: quando um starter começa mal um jogo ou se machuca e precisa sair cedo do jogo, o long reliever entra em ação. Espera-se desse jogador que ele faça um papel de quase starter, arremessando em torno de três a quatro entradas.
– Left-Handed Specialist ou Especialista Canhoto: reliever utilizado para eliminar rebatedores canhotos, já que estes têm grande dificuldade contra pitchers que arremessam com a mão esquerda. Em geral, este tipo de pitcher não joga muito, entrando nos jogos para conseguir apenas uma eliminação.
– Setup: reliever encarregado de arremessar a 8ª entrada de um jogo, em geral que esteja equilibrado ou com seu time na vantagem. Espera-se que ele impeça o adversário de anotar qualquer corrida e mantenha seu time em boa posição no jogo, para que na última entrada o closer faça seu trabalho.
– Closer: na maioria das vezes, é o melhor pitcher de um bullpen. Entra na última entrada do jogo e espera-se que garanta a vitória do time. Jogador responsável pelos “Saves”.
Bullpen: Lugar onde os pitchers reservas fazem o aquecimento. Porém, a expressão também pode ser utilizada para se referir ao próprio conjunto de relievers.
Pinch Hitter: Rebatedor que entra no jogo substituindo um companheiro em sua vez de rebater. Muito comum no final de jogos, quando o técnico decide colocar um rebatedor mais potente e retira outro, que não seja tão bom no ataque. Muito comum em jogos da National League, pelo fato dos pitchers rebaterem. Quando o técnico tem pretensões de tirar o pitcher do jogo no turno de rebatida de seu time, ele coloca um pinch hitter para substituí-lo.
Pinch Runner: Jogador que entra na partida substituindo um companheiro que está em base. Em geral, isso ocorre no final de jogos equilibrados e o técnico tira o jogador em base (que pode ser pesado/lento) e coloca o pinch runner (mais rápido), em busca de anotar a corrida.
Switch Hitter: É o jogador que rebate como ambidestro, ou seja, dos dois lados do home plate. Faz isso para ter maior facilidade em conseguir rebatidas. Quando o pitcher adversário é canhoto, o switch hitter rebate como destro e vice-versa.
Bases Loaded ou Bases Lotadas: Utilizada para informar que há corredores em todas as três bases possíveis (1ª, 2ª e 3ª).
Sweep ou Varrida: Quando um time vence todos os jogos de uma série, dizemos que ele consegue a varrida. Por exemplo, Cardinals e Cubs se enfrentam numa série de três jogos, e os Cardinals vencem as três partidas, dizemos então que eles varreram os Cubs.
Comeback: Seria o equivalente a virada no jogo. Por exemplo, Nationals e Pirates estão jogando. O jogo está 7×1 para os Pirates até a oitava entrada. O ataque dos Nationals anota 3 corridas na oitava entrada e mais 5 na nona entrada, virando o jogo para 8×7 e conseguindo um “comeback”.
: Um Walk-Off ocorre quando o time da casa (que rebate na parte baixa da entrada) toma a liderança no placar na 9ª entrada ou em uma entrada extra, vencendo assim o jogo, já o adversário não teria mais chances de anotar corridas.
Espero que tenha ajudado vc ❤