J. J. Thomson descobriu a existência de elétrons nos átomos utilizando um aparato experimental denominado “tubo de raios catódicos”. No experimento, reproduzido a seguir, o gás hidrogênio rarefeito foi submetido a uma grande diferença de potencial elétrico, a qual fez com que fossem emitidos raios catódicos (constituídos de elétrons), que, ao interagirem com placas eletricamente carregadas, sofreram desvios em direção à placa positiva:
Caso o experimento anterior seja repetido utilizando-se gás hélio, o desvio sofrido pelos raios catódicos será
Escolha uma:
nulo
igual
menor
oposto
maior
Respostas
Resposta:maior
Explicação:
mais proton maior a atracao, um salve do salarinho se inscreve la no meu canal matias endemonhado
Caso o experimento anterior seja repetido utilizando-se gás hélio, o desvio sofrido pelos raios catódicos será: Alternativa B) Igual.
Em 1897 J.J. Thomson, conduziu uma série de experimentos que convenceram os físicos de que os raios catódicos são partículas carregadas negativamente.
A partir dos dados experimentais, ele pôde calcular a relação entre a carga de uma partícula e sua massa (q / m) e deduzir que apesar de que os raios dos cátodos fossem feitos de materiais diferentes tinham sempre o mesmo valor de q/m: 1,76 .10¹¹ C / kg.
Por tanto, independentemente dos gases usados no experimento, a razão q/m é sempre a mesma, assim se o experimento é feito utilizando-se gás hélio, o desvio sofrido pelos raios catódicos será igual que ao ser usado gás hidrogênio.
Saiba mais em: https://brainly.com.br/tarefa/44525406