Respostas
Graves, médios ou agudos, os sons gerados pelo ser humano ou pela natureza inundam o planeta e podem oferecer informações essenciais sobre a saúde dos ecossistemas. A miríade de estalos, silvos, trinados, urros, guinchos e estrilos produzidos pelos seres vivos permite conhecer como as diferentes espécies interagem entre si e com o próprio ambiente, além de denunciar os efeitos da interferência humana. Os sons muitas vezes revelam fenômenos que não podem ser vistos nem notados de outra forma, como a alteração na tonalidade do canto de pássaros ou a mudança no horário de comunicação entre os macacos de áreas que sofreram algum tipo de perturbação. Por essa razão, há alguns anos cresce entre os biólogos o interesse em ouvir a natureza e caracterizar os diferentes ambientes, de recifes oceânicos a florestas tropicais, nas mais variadas situações. Eles desejam aprender a distinguir as alterações naturais e cíclicas desses ambientes daquelas decorrentes da ação humana. A expectativa é de que esse conhecimento ajude a monitorar a evolução de áreas naturais ameaçadas de sofrer danos e oriente a recuperação das já degradadas.
Na natureza, diz-se que há ritmo nas várias atividades que regem a existência de todos os seres vivos, como o sono e a vigília, a nutrição e a reprodução.
Essas atividades geralmente estão intimamente relacionadas aos processos rítmicos dos fenômenos geofísicos, como as marés oceânicas, o dia solar, o mês lunar e as mudanças das estações.
Um ritmo biológico é uma oscilação de um parâmetro biológico dependente de um relógio endógeno e sincronizadores ambientais. A atividade de qualquer ser vivo é um fenômeno que sempre se manifesta com uma variação regular e não como um processo contínuo.
Alguns tipos de ritmos na natureza são:
- Ritmos anuais.
- Ritmos das marés.
- Ritmos lunares.
- Ritmos nictemeral ou circadiano.
Você pode ler mais em: https://brainly.com.br/tarefa/28511478