Leia o excerto:
“De acordo com o Business Social Responsible Institute (BSR, 2001), não existe uma definição unanimemente aceita para o termo responsabilidade social corporativa, mas, de forma ampla, a expressão se refere a decisões de negócios tomadas com base em valores éticos que incorporam as dimensões legais, o respeito pelas pessoas, comunidades e meio ambiente”.
FILHO, C.; ZYLBERSZTAJN, D. Responsabilidade social corporativa e a criação de valor para as organizações. Revista de Administração, p. 35-43, jul. 2009.
A partir dos seus conhecimentos sobre responsabilidade social, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) A ISO 26.000 padronizou o conceito de responsabilidade social.
II. ( ) A lei deve ser sempre respeitada; a conduta ética é opcional.
III. ( ) A responsabilidade social prioriza os acionistas do negócio.
IV. ( ) Pessoas, comunidade e meio ambiente compõem partes interessadas da empresa.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
F, V, F, V.
V, V, F, F.
F, F, F, F.
V, F, V, F.
V, F, F, V.
Respostas
Resposta: V, F, F, V.
Explicação: Correta : V, F, F, V.
Resposta:
V, F, F, V.
Explicação:
A alternativa está correta, pois a ISO 26000 veio justamente para responder aos anseios da sociedade e ditar as diretrizes da responsabilidade social, trazendo definições e estabelecendo uma norma. Nela, está previsto que partes interessadas representam o indivíduo ou o grupo que tem um interesse em quaisquer decisões, ou atividades de uma organização, e costuma-se incluir o meio ambiente aqui. Para a responsabilidade social, o comportamento ético não é opcional, devendo sempre ser observado, e os acionistas não podem ser priorizados, uma vez que se deve considerar a expectativa das partes interessadas, buscando não priorizar uma em detrimento da outra.