Respostas
respondido por:
4
Todas as ciências têm como ação central a busca das causas, mas, como as substâncias são diferentes, distintas são as causas. Por conta disso, Aristóteles dividiu o conhecimento científico em 3 grandes ramos:
- Ciências teoréticas - Tratam de coisas que existem independentemente do ser humano, com o propósito de explicar a realidade, a natureza e o mundo. Elas satisfazem a necessidade humana do saber. Buscam o saber pelo saber, sem outro interesse ou utilidade. Exemplo: ciências naturais (física, biologia, química), matemática e teologia.
- Ciências práticas - O ser humano é o agente e a finalidade das coisas investigadas, analisando as normas, valores e princípios de nossos comportamentos. Tratam de como o homem deve agir diante de situações adversas. Os assuntos relacionados a essa ciência são a ética e a política, por exemplo.
- Ciências produtivas - Envolvem a produção de coisas, necessitando de um conjunto de conhecimentos, regras de ação ou procedimentos metódicos. Um exemplo de fabricação é: móvel, casa ou instrumento musical (relacionados a arte, engenharia, metalurgia...).
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás