Para que ocorra um aumento da contração do miocárdio “é necessário que um efeito ionotrópico seja produzido, e a concentração de íon cálcio intracelular aumente. Nos miócitos cardíacos, o Ca2+ se liga à troponina T e, portanto, permite que a musculatura cardíaca se contraia” (SCHELLACK, 2014, p. 109). Existem fármacos que agem no sistema cardiovascular aumentando essa contratilidade ao “competir com o K+ por seus sítios de ligação da bomba Na+/k+ ATPase, o que causa um acúmulo de íons cálcio intracelulares. Os íos sódio subsequentemente facilitam o movimento intracelular dos íons cálcio por meio de mecanismos de troca sódio-cálcio” (SCHELLACK, 2014, p. 109).
Respostas
respondido por:
12
Complemento da questão:
O mecanismo de ação citado acima é característico de qual grupo farmacológico que age no sistema cardiovascular?
Diuréticos.
- Anti-hipertensivos
- Mucolíticos
- Digitálicos
- Antiarrítmicos.
A resposta é: Digitálicos.
Os digitálicos são feitos a partir da digoxina, esses fármacos tem a função de agir como inotrópicos positivos (substâncias que aumentam o debito cardíaco de algum modo).
Os Digitálicos inibem a ação da bomba de sódio e potássio, aumentando a concentração de anions no coração, principalmente de cálcio, já que irá aumentar a ação do trocador de sódio-cálcio (3 moléculas de sódio são lançados para fora, e é captado 1 molécula de cálcio).
Espero ter ajudado!
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás