O interesse teórico e epistemológico de articular sexo e raça, por exemplo, fica claro nos achados de pesquisas que não olham apenas para as diferenças entre homens e mulheres, mas para as diferenças entre homens brancos e negros e mulheres brancas e negras, como fica claro nos trabalhos realizados no Brasil, mobilizando raça e gênero para explicar desigualdades salariais ou diferenças quanto ao desemprego (GUIMARÃES, 2002; GUIMARÃES; BRITTO, 2008). A partir dos dados da pnad 1989 e 1999, Nadya Araújo Guimarães mostra que, considerando sexo e raça, os homens brancos possuem os salários mais altos; em seguida, os homens negros e as mulheres brancas; e, por último, as mulheres negras têm salários significativamente inferiores (GUIMARÃES, 2002, p. 13).
HIRATA, H. Gênero, classe e raça: interseccionalidade e consubstancialidade das relações sociais. Revista Tempo Social. São Paulo, v. 26, n. 1, p. 61-73, 2014.
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
As mulheres negras recebem salários inferiores aos salários recebidos por homens negros, mulheres brancas e homens brancos.
PORQUE
2. As mulheres negras são mais afetadas nas relações de trabalho e nas dinâmicas de exploração e desigualdades no Brasil contemporâneo.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Grupo de escolhas da pergunta
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Respostas
Resposta: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Explicação: Esta alternativa está correta, pois as asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. Segundo o texto, as análises de Nadya Guimarães apontam que as mulheres negras recebem salários inferiores àqueles recebidos por homens negros, mulheres brancas e homens brancos e são mais afetadas nas relações de trabalho e nas dinâmicas de exploração e desigualdades no Brasil contemporâneo.
Resposta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Explicação:
Esta alternativa está correta, pois as asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. Segundo o texto, as análises de Nadya Guimarães apontam que as mulheres negras recebem salários inferiores àqueles recebidos por homens negros, mulheres brancas e homens brancos e são mais afetadas nas relações de trabalho e nas dinâmicas de exploração e desigualdades no Brasil contemporâneo.