1) Justifique o surgimento do processo de substituição de importações no Brasil.
2) Explique o seguinte trecho do texto:
Essa fase embrionária da industrialização brasileira via substituição de importações estava atrelada a um Brasil ainda extremamente dependente da importação de máquinas e equipamentos.
3) Quanto à atividade industrial, o que mudou de forma profunda com a chegada de Getúlio Vargas ao poder?
4) Justifique a medida tomada pelo governo Getúlio Vargas de proibir a importação de gêneros industriais produzidos no Brasil.
5) O que são bens de produção?
6) Conceitue o “intervencionismo Estatal de GV”.
7) O que é um empresa estatal?
8) O que foi o Plano de Metas de Juscelino Kubitschek?
9) Por qual motivo o governo JK incentivou a entrada de indústrias estrangeiras no Brasil, principalmente as de automóveis?
10) O que foi o período conhecido como “milagre econômico brasileiro”?
Respostas
1) O Surgimento do processo de substituição de importações no Brasil ocorreu sobretudo em virtude da crise de 1929, em virtude do choque do Petróleo, aumento da taxa de juros e o endividamento externo brasileiro. Com isso houve incentivo do setor manufatureiro,
2) Apesar do incentivo ao desenvolvimento industrial para evitar a dependência econômica do país em alguns setores, este processo começou tardio e por isso o Brasil ainda depende de importação de tecnologia de outros países para seu setor industrial.
3) Com a Era Vargas, o desenvolvimento do ramo industrial do Brasil passou a ser incentivado, como as primeiras instalações siderúrgicas do país. Além do desenvolvimento de legislações trabalhistas para garantir condições mínimas ao trabalhador.
4) Getúlio Vargas proibiu a importação de gêneros industriais produzidos no Brasil para incentivar a produção nacional destes gêneros.
5) Bens bens de produção, também conhecidos como bens de capital referem-se a equipamentos, instalações, bens imprescindíveis para a confecção de novos bens. São exemplos máquinas, ferramentas, fábricas, dentre outros.
6) O intervencionismo Estatal de Getúlio Vargas refere-se a intervenção forte do Estado na economia, sobretudo no processo de substituição de importações.
7) Empresa estatal refere-se ao processo de criação de uma organização que pertence ao governo, sendo controlada de forma parcial ou total por esta instituição.
8) O Plano de Metas de Juscelino Kubitschek relaciona-se a um importante projeto de industrialização e modernização do país, para dar continuidade ao processo de substituição das importações. Houve alto investimento em setores industriais como siderúrgicas, energia (hidrelétricas), indústrias de base, marinha, educação.
9) JK incentivou a entrada de indústrias estrangeiras no Brasil, principalmente as de automóveis, para a criação de mais empregos e estímulo ao crescimento do Produto Interno Bruto brasileiro.
10) O período conhecido como “milagre econômico brasileiro” foi o termo dado ao período de regime militar no Brasil (1969-1973) onde o país alcançou elevado crescimento econômico no chamado 'anos de chumbo'.
Bons estudos!