Respostas
Na última década o continente africano conseguiu ter um crescimento econômico superior a média mundial, em 2015 por exemplo, houve um aumento em torno de 3%. Enquanto a média mundial, foi cerca de 2,4 %.
Dentre os principais fatores para esse crescimento, podemos citar:
- O aumento do seu mercado consumidor.
Na África, grande parte de sua população ainda vive em condição de miséria, e por mais que seja uma informação triste, esse fator cria um potencial de maior expansão do seu mercado interno. Existindo a possibilidade de inserir essas pessoas em uma melhor situação social, gerando consequentemente uma nova demanda por bens e serviços. É um dado considerado positivo por muitos estudiosos, para o crescimento futuro do continente.
- Investimento Estrangeiro.
Países emergentes da África se tornaram bem atraentes para realização de investimentos. O motivo, está relacionado aos juros próximos de zero, estimulando a economia. Dessa forma, governos africanos vêm conseguindo se auto financiarem, pagando taxas lucrativas a investidores.
- Demografia.
Na África, especialmente na sua região subsaariana, boa parte da população é jovem. Favorecendo a oferta de mão-de-obra que haverá necessidade, durante o processo de expansão econômica.