Bonnie e Clyde arrastam um cofre de banco de 245 kg sobre o piso em direção ao carro de fuga. O cofre é arrastado a uma velocidade
constante se Clyde o empurra por trás com 450 N de força enquanto Bonnie o puxa para frente por meio de uma corda com 350 N de
força. Assinale a opção correta a respeito do valor referente ao coeficiente de atrito do cofre sobre o piso da agência bancária.
Escolha uma:
a. 0,218
O b. 0,101
C. 0,454
d. 0,333
e. 0,113
f. 0,146
g. 0,292
Oh. 0,255
Respostas
A questão fala que o cofre é puxado com uma velocidade constante, ou seja, não há aceleração, portanto temos um movimento retilíneo uniforme, se não há aceleração, não há força resultante, sendo assim a soma das forças igual a "0".
Outra coisa que devemos observar é que se o cofre se meche e esse caráter é de um atrito dinâmico, pois já há movimento, com isso concluímos que devemos achar o coeficiente de atrito dinâmico, dado pelo fórmula:
Primeiro vamos achar a força Normal (N), para isso devemos observar que como o cofre não está em um plano inclinado a força Normal se equilibra com a força Peso, então temos que:
Agora vamos achar a força de atrito dinâmico, que é basicamente a mesma coisa do cálculo da normal, a força de 350N e 450N se combinam, pois apontam para o mesmo sentido, já a força de atrito é para o sentido contrário a tendência de movimento e como não há aceleração, as forças são iguais.
Substituindo os dados na fórmula:
Espero ter ajudado