Estudamos que, no fim do século XIX e início do século XX, o exército e as faculdades de medicina foram instituições que apresentaram um forte interesse com a Educação Física, especificamente, com a formação de profissionais para atender à demanda da expansão e valorização das práticas corporais verificada neste período. As instituições médica e militar ofereceram tanto o suporte teórico quanto modelos sistemáticos de como as práticas corporais deveriam ser ofertadas na formação desses profissionais.
HEROLD JÚNIOR, C. História da Educação Física. Maringá: Unicesumar, 2018.
Analisando o excerto anterior e considerando o conhecimento adquirido na disciplina, construa um texto (máximo 15 linhas) destacando sobre as principais influências das instituições médica e militar para a formação em Educação Física no período em questão.
Respostas
A Educação Física está relacionada ao militarismo, visto que essa ciência era usada como preparação para os militares, portanto têm ligação.
A Educação Física era usada com o intuito de apresentar um corpo saudável e adestrado.
O ensino da Educação Física era realizado por um professor normalista, com isso, as atividades realizadas em sua maioria eram de ginástica, além de exercícios com foco no militarismo.
Antigamente o ensino de ginástica, exercícios militares e jogos eram apresentados por um professor normalista.
Atualmente a Educação Física é utilizada para diferentes fins.
Abraços!
Resposta:
No fim do século XIX e início do século XX, essas instituições que tinham na educação physica um ponto de grande interesse eram o exército e as faculdades de medicina. Melo (1996, p. 25) afirma que ao lado da ênfase prática dada à formação dos militares, as faculdades de medicina oferecia o “aporte teórico” da “cultura physica” através das teses que eram defendidas no interior sobre a saúde a importância dos exercícios corporais em seu fomento. Era feita pelos médicos a sustentação científica dos impactos fisiológicos das práticas, porém, a questão educacional e formativa a ser influenciada pela educação physica ocorria por meio da escrita e fala de políticos e pedagogos. Todavia, a condução prática dessas atividades, sua organização e propagação cotidiana foi assumida, indiscutivelmente, pelos militares. Academia Real Militar passou a existir no Brasil já em 1810. Em 1860 o método alemão de ginástica foi introduzido no país. Em 1881, é nomeado como primeiro professor de ginástica da Escola Normal do Rio de Janeiro o Capitão Ataliba Fernandes. Em 1909 foi fundada a Escola de Educação Física da Força Policial; na década de 1920, no Rio de Janeiro, o Centro Militar de Educação Física. Em 1929, em um curso provisório, os primeiros civis receberam formação em educação física, concretizando a “presença marcante dos militares na formação dos primeiros professores civis de Educação Física.
Explicação:
Pág. 171 e 172 livro UNICESUMAR