• Matéria: Matemática
  • Autor: Deboraeu
  • Perguntado 6 anos atrás

Este Desafio consiste em relacionar as causas e os efeitos das formas de financiamento. Antes disso, você vai lembrar das cinco principais formas de financiamento:

1ª) Benefícios fiscais: é quando a empresa é dispensada, ainda que temporariamente, de pagar determinados impostos. Como o preço de venda dos produtos foram calculados considerando o pagamento de todos os impostos, o não pagamento de alguns significará uma sobra de recursos em caixa.

2ª) Custos de dificuldades financeiras: são um pouco mais difíceis de entender do que os benefícios fiscais e ocorrem, basicamente, de três formas:
a) Custos de falência: perda de oportunidades, liquidação forçada dos ativos, etc.
b) Custos indiretos: quando fornecedores (por problemas em suas próprias empresas) acabam reduzindo os valores e/ou os prazos de financiamento de matéria-prima, greves, problemas de infraestrutura, etc.
c) Conflitos de interesses: quando o interesse dos sócios é diferente do interesse da empresa. Por exemplo, os sócios querem resgatar o máximo de dividendos em determinado ano, o que pode não ser o ideal para a empresa. Como quem “manda” na empresa são os sócios, o gestor financeiro pode não ter autonomia para tomar a melhor decisão para a empresa.

3ª) Flexibilidade: se uma empresa tem flexibilidade nos valores e/ou nos prazos de seus pagamentos, ela pode optar por adiantar ou postergar investimentos e, assim, acabar escolhendo as melhores formas de se financiar (endividar). Por outro lado, uma empresa que precisa de quantias certas em momentos exatos fica exposta a ter que aceitar as condições do mercado naquele momento, não podendo adiar a captação de recursos.

4ª) Sinalização para o mercado: sabe-se que todos querem investir em boas empresas e, ao mesmo tempo, ninguém quer investir em empresas ruins. Os bancos desejam emprestar muito dinheiro para empresas saudáveis, das quais cobrarão baixos juros, e, ao contrário, não querem emprestar nada para empresas com problemas, ou, se o fizerem, cobrarão caro por isso. Por isso, os “sinais” que uma empresa envia (ou não evita que escapem) para o mercado acabam refletindo sobre sua facilidade, ou não, de obter recursos.

5ª) Incentivos à administração: também são conhecidos como “questões de governança”. Não é um fator recorrente, mas, quando os administradores sentem que mudanças favoráveis à empresa podem lhes ser pessoalmente prejudiciais, eles relutam em tomar tais decisões. Por exemplo, utilizar espaço destinado ao estacionamento da diretoria para armazenar produtos acabados pode economizar muito dinheiro para a empresa, no entanto, os diretores teriam que arrumar outro lugar para estacionar seus veículos e, por isso, podem não decidir fazer isso. Contudo, se os diretores receberem uma parte da economia como bônus, eles estarão sendo incentivados a fazer o que é melhor para a empresa, e não para eles mesmos.

Tendo em vista as principais formas de financiamento, relacione as causas e os efeitos de cada uma delas.

Respostas

respondido por: thainalaisreinert
15

Resposta:

PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO

Explicação passo-a-passo:

1ª) Benefícios fiscais

Causas: quando o governo pretende incentivar determinado segmento da economia.

Efeitos: ou as empresas mantêm seus preços e utilizam os impostos não pagos para reforço de caixa, viabilizando investimentos futuros, ou reduzem seus preços, aumentando a demanda de produtos e, assim, ganhando em escala de produção.

2ª) Custos de dificuldades financeiras

Causas: investimentos anteriores super ou subestimados ou cenários econômicos adversos (crises).

Efeitos: coloca a empresa em uma situação econômica delicada, podendo levá-la à falência.

3ª) Flexibilidade

Causas: características do próprio ramo de negócios ou resultado da habilidade dos empresários.

Efeitos: maior segurança financeira à empresa.

4ª) Sinalização para o mercado

Causas: existem muitas, mas a principal é a necessidade de manter os credores/fornecedores devidamente informados (evitar reações indesejadas) e, também, evitar ataques especulativos à empresa.

Efeitos: normalmente mantêm a condição normal da empresa, mas, eventualmente, podem facilitar a captação de novos recursos.

5ª) Incentivos à administração

Causas: desconfiança dos acionistas sobre os critérios de decisão da administração/diretoria da empresa.

Efeitos: mantêm os diretores tomando as melhores decisões para a empresa, ainda que isso traga inconvenientes particulares.

Perguntas similares