3.(UECE/2020) Sob o título A matéria é feita de partículas, no livro Química, da Publifolha, encontra-se a seguinte afirmação: “Os antigos filósofos gregos acreditavam que a matéria era infinitamente divisível – que não tinha partículas fundamentais. Pensadores posteriores mantiveram essa crença por mais de 2 mil anos”. Analisando o exposto e considerando os registros históricos, é correto dizer que essa afirmação é
a) verdadeira, porque a ideia da existência do átomo surgiu com Dalton no século XIX.
b) falsa, porque Demócrito e Leucipo, no século IV a,C., e Epicuro, no século II a.C., já preconizaram a existência do átomo.
c) falsa, porque Tales de Mileto, que era um filósofo pré-socrático do século VI a.C., já acreditava na existência do átomo.
d) verdadeira, porque foi Boyle, no século XVII, quem, pela primeira vez, se preocupou com a existência de partículas elementares.
Respostas
Resposta:
Letra B
Explicação:
Modelo atômico de Leucipo e Demócrito
Para entender o modelo, vamos analisar o significado da palavra “átomo”, que foi escolhida justamente pelos filósofos gregos e permanece sendo utilizada até hoje:
Átomo significa algo que não pode ser dividido e era justamente nisso que consistia o modelo atômico de Leucipo e Demócrito: o átomo era colocado como a menor partícula da matéria e, por conta disso, não podia ser dividido. Era como se você pegasse qualquer objeto e começasse a reparti-lo em pedaços cada vez menores, até que chegasse um momento em que não pudesse mais ser dividido. Isso era o átomo dos gregos.
A afirmação é: b) falsa, porque Demócrito e Leucipo, no século IV a,C., e Epicuro, no século II a.C., já preconizaram a existência do átomo.
Explicação:
Leucipo é conhecido como o fundador da teoria atomista.
Para o filósofo Leucipo a natureza era composta por átomos. As crenças deste filosofo eram que:
- cada substância possuía seu tipo de átomo
- o átomo variava segundo as propriedades dessa substância
- os átomos eram indestrutíveis
Mas hoje já sabemos que os átomos são divisíveis e que através da fissão nuclear podem ser até mesmo destruídos.
O conhecimento sobre a divisibilidade dos átomos existe graças a Leucipo e a aos cientistas Bohr e Rutherford que atualizaram a teoria deste pensador.