Sobre a teoria do conhecimento de Platão e Aristóteles responda as questões.
01) O que significa para Platão, mundo inteligível e mundo sensível?
02) Uma palavra chave na teoria do conhecimento de Platão é reminiscência. Explique o que significa esse conceito para Platão.
03) Qual a relação entre a teoria da reminiscência e o mundo das ideias?
04) Aponte três diferenças fundamentais sobre o pensamento de Platão e Aristóteles.
POR FAVOR!! Preciso urgente.
Respostas
01) Os dois termos foram desenvolvidos por Platão. Para o filósofo, o mundo inteligível era aquele que oferecia o conhecimento com base na razão. O mundo sensível é aquele baseado nas sensações do indivíduo e que não se baseia na razão.
02) Platão acreditava que todos nós tivemos uma vida anterior no mundo inteligível ou das ideias, e nessa vida anterior tinha-se o total acesso as ideias, a verdade, de forma que se possuía assim uma ciência perfeita.
No entanto ao vir para o mundo sensível se perdia essa noção de ciência perfeita, mas com o tempo aprenderíamos novamente e poderíamos ter um conhecimento parcial das coisas.
segundo essa teoria de Platão o aprendizado é apenas um recordar da vida passada no mundo inteligível, onde a alma tinha acesso total as ideias perfeitas e a verdade absoluta.
03) Ela consiste na descida da alma que antes vivia com um repleto do conhecimento no mundo inteligível para o corpo que está situado no mundo sensível ou seja mundo das ilusões. A alma vem para o mundo sensível sem nenhuma razão específica para juntar-se a um corpo assim vai a busca da reminiscencia ou esforço para recordar. Esse corpo está em contato com as coisas visíveis através da percepção, assim o aprendizado não passaria de um esforço de reminiscencia ou seja na realidade ela consiste na descida da alma ao corpo em busca da razão baseada na procura de um certo apriorismo da alma pois há conceitos que nascem connosco independentemente das experiências.
04) Platão defendia o Inatismo, nascemos como princípios racionais e ideias inatas. ... Ao contrário de Platão, Aristóteles defendia que a origem das ideias é através da observação de objetos para após a formulação da ideia dos mesmos. Para Aristóteles o único mundo é o sensível e que também é o inteligível.