Maria é costureira de uma fábrica de fantasias há 20 anos. Após passar por consulta médica, ela foi diagnosticada com tendinite de ombro, um tipo de LER e DORT. Você é enfermeiro da unidade de saúde onde ela buscou atendimento. Durante a atividade de vigilância em saúde, você questiona Maria se há outros colegas de trabalho que apresentam sinais e sintomas que poderiam ser característicos de doenças do trabalho. A costureira relata que não sabe os sintomas desse tipo de doença. Nessa situação, quais exemplos de sinais e sintomas você daria a ela?
a)
Dor duradoura, suor e cansaço.
b)
Dor não persistente, cansaço e dor de cabeça.
c)
Dor durante um bom período de tempo, formigamento, cansaço muscular e aumento de sensibilidade.
d)
Dor aguda, aceleração dos batimentos do coração e diminuição da sensibilidade.
e)
Sofrimento mental, cefaleia, cansaço e enxaqueca.
Respostas
Resposta: letra C
Explicação:
A tendinite no ombro (CID 10 - M75.1) é a inflamação do tendão do ombro, que causa dores intensas, sensibilidade ao toque e dificuldade nos movimentos por conta da articulação rígida.
Resposta:
LETRA C
Explicação:
LER e DORT são um conjunto de doenças decorrentes do uso inadequado e excessivo do sistema musculoesquelético, sejam os ossos, os nervos, os músculos ou os tendões. As partes mais atingidas são: membros superiores, mãos, punhos, braços, antebraços, ombros, cotovelos e coluna cervical. A prevenção está relacionada à eliminação dos fatores de risco e à execução de medidas corretivas, como, por exemplo: introdução de pausas de descanso; realização de treinamento com os trabalhadores; adoção do uso de equipamentos de proteção; modificação do processo e da organização do trabalho; adequação de máquinas, ferramentas e mobiliários às características anatômicas do trabalhador.