luta para construir a autonomia política do Brasil contou com várias rebeliões, em que se destacaram reflexões sobre a questão da escravidão, que tanto atingiu a nossa história. Os escravizados foram decisivos para a produção da riqueza social e sofreram com a exploração política e física dos seus senhores. Sobre a luta contra a escravidão no Brasil, podemos afirmar que
A
não houve resistências dos grandes proprietários, preocupados apenas com os lucros da exportação de seus produtos.
B
a Conjuração Baiana, na Bahia, mostrou-se contra o regime escravista e teve apoio da população mais pobre de Salvador.
C
todas as rebeliões políticas do século XVIII foram claramente contra a escravidão; sobretudo as que ocorreram em Pernambuco.
D
a vinda das ideias liberais para o Brasil em nada contribuiu para o fim da escravidão no século XIX.
E
o fim do tráfico em 1850 não teve relação com a luta contra a escravidão, não abrindo, pois, espaços para novas reivindicações de liberdade.
Respostas
Resposta:
Acredito que seja a B.
Explicação:
A - Incorreta. Houve sim resistência dos grandes proprietários, pois a mão de obra dos latifúndios era escravista.
B - Correta. A Conjuração baiana ou Revolta dos alfaiates foi uma revolta de caráter popular, realizada por escravos, mulatos... A população pobre sofria com o aumento do custo de vida, com a escassez de alimentos e com o preconceito racial. O descontentamento crescia também nos quartéis, onde incidentes envolvendo soldados e oficiais tornavam-se frequentes. Havia, portanto, nesse clima tenso, condições favoráveis para a circulação das ideias de Igualdade, Liberdade e Fraternidade.
C - Incorreta. A Revolução pernambucana, de caráter separatista e republicano, era liderado pelas elites locais. E a escravidão, mantida.
D - Incorreta. Um dos movimentos que impulsionou a Revolução Francesa foi o Iluminismo, recheado com ideais liberais. Esses ideais chegaram ao Brasil, e colaboraram com a propagação da ideia de liberdade individual.
E - Incorreta. Houve uma relação comercial, porém teve também uma relação com a luta contra a escravidão.
A alternativa correta sobre o que podemos afirmar da luta contra a escravidão no Brasil é a letra B) a Conjuração Baiana, na Bahia, mostrou-se contra o regime escravista e teve apoio da população mais pobre de Salvador.
A Conjuração Baiana ocorreu na Bahia (final do século XVIII) e contou com o apoio da população pobre da capital Salvador, onde os mesmos lutavam contra a escravidão.
Entre suas causas estão: influências da maçonaria, situação de miséria, desigualdades sociais.
Algumas de suas reivindicações foram: tornar a Bahia independente de Portugal, acabar com a escravidão e atender aos pedidos da população mais pobre.
Portanto, a letra B está correta.
A alternativa A está errada porque houve sim resistências dos grandes proprietários.
A alternativa C está errada, pois nem todas as rebeliões políticas do século XVIII foram claramente contra a escravidão.
A alternativa D está errada, uma vez que a vinda das ideias liberais para o Brasil contribuiu bastante para o fim da escravidão no século XIX.
A alternativa E está errada, dado que o fim do tráfico em 1850 teve relação importante com a luta contra a escravidão.
Veja mais sobre essa e outras revoltas durante o Período Colonial em:
https://brainly.com.br/tarefa/32283208