Respostas
Resposta:
1-Os fluxos de capitais. ... No mundo globalizado em que vivemos existe um grande fluxo de capital (transações financeiras, como compra e venda de ações de empresas, títulos e moedas), esse tipo de atividade ocorre a partir de evoluções que aconteceram nos meios de comunicação.
2-As desigualdades das taxas de crescimento econômico, da oferta de empregos e de nível de salários tenderiam a criar áreas propensas à evasão populacional e áreas destinadas à atração migratória, originando fluxos de pessoas em busca de trabalho ou melhores rendimentos. A disponibilidade de serviços públicos e políticas sociais nas áreas mais dinâmicas também constituiriam fatores potencializadores do fenômeno (BAENINGER, 1999).
A partir dessa perspectiva, os itens "busca por trabalho" e "acesso a serviços sociais" deveriam figurar entre as principais motivações declaradas para a migração. Não é o que aponta o levantamento de motivos de migração da PNAD 2001 no Brasil, o que poderia ser encarado, à primeira vista, como uma evidência a contraditar premissas tão caras à pesquisa na área. De fato, como mostra a Tabela 1, o motivo "acompanhar a família" é o mais mencionado na pesquisa, por mais da metade dos migrantes entrevistados, seguido de motivos relacionados ao trabalho, apontado por pouco menos de um quarto dos entrevistados como a principal razão do último deslocamento no país. Motivos relacionados ao custo da moradia figuram como o terceiro item mais importante para migração, sendo mencionado por 10% dos migrantes. Migrações motivadas por estudo ou por questões de saúde são muito menos freqüentes no país (2,9 % e 1,6% dos respondentes, respectivamente).