Respostas
Resposta:
Explicação passo-a-passo:
Números decimais são numerais que se usa uma vírgula, indicando que o algarismo a seguir pertence à ordem das décimas, ou casas decimais. Todos os números decimais finitos ou infinitos e periódicos podem ser escritos na forma de fração. Por exemplo: 2,35 ; 1,2 ; 0,25.
Ao lermos esses números falamos o seguinte, por exemplo:
1,5 = temos o costume de ler “um vírgula cinco”, mas matematicamente está incorreto. Para fazer a leitura corretamente de um número decimal devemos saber algumas definições.
Todo número que é escrito na forma decimal pode ser transformado em fração, isso é através da decomposição do número decimal transformamos-os em fração, veja como:
5,2----- 5 é a parte inteira do número e 2 é a parte decimal, então se somarmos a parte inteira com a decimal resultamos no número 5,2.
5 + 0,2 = 5,2. O número 0,2 continua decimal, então para transformá-lo em fração vamos reparar que ele não possui parte inteira, apenas parte decimal a qual é composta por apenas um número, então 0,2 é o mesmo que
2 .
10
Podemos então dizer que 5,2 = 5 + 2 , com base nessa soma dizemos que a leitura de 5,2 ficará assim: cinco inteiros e dois décimos.
Veja alguns exemplos abaixo:
2,1 = dois inteiros e um décimo.
0,36 = trinta e seis centésimos.
2,36 = dois inteiros e trinta e seis centésimos.
14,6 = quatorze inteiros e seis décimos.
0,123 = cento e vinte três milésimos.
Parte inteiros são numerais que não tem vírgula.
Exemplos: 4, 8, 101, 900.
São os números positivos e negativos. Estes números formam o conjunto dos números inteiros, indicado por ℤ. O conjunto dos números inteiros é infinito e pode ser representado da seguinte maneira: ℤ = {..., - 3, - 2, - 1, 0, 1, 2, 3,...}
A parte inteira de um número é o que se encontra antes da vírgula, e a parte decimal é o que está após a vírgula.
Esta é uma questão sobre números decimais, sabemos que eles são os números que possuem uma parte decimal, ou conhecidos como números com vírgula. A resposta para essa pergunta parece simples, a parte antes da vírgula é a parte inteira, e depois da vírgula é a parte decimal.
Porém, é importante entendermos o porquê disso, perceba que o número decimal é o resultado da divisão de uma fração, ou seja, é o resultado de uma parte fracionada. As vezes essa divisão não é exata e por isso surgem as partes decimais (aquilo que não fechou uma parte inteira). Por exemplo, se eu tenho uma pizza com 10 fatias mas estamos em 6 pessoas, o número de fatias por pessoa será entre 1 e 2, existe uma parte nesta divisão que é decimal, é uma quebra.