• Matéria: Saúde
  • Autor: paulapsoarespe4mbl
  • Perguntado 6 anos atrás

descrever o ciclo cardíaco

Respostas

respondido por: everuchiha123456789
5

Resposta:

O ciclo cardíaco é um padrão contínuo de eventos que ocorre para que o sangue seja bombeado pelo corpo, em nosso sistema cardiovascular. Consiste de quatro estágios que ocorrem no intervalo de um batimento, incluindo a sístole e a diástole cardíacas.

Explicação:

Fatos importantes sobre o ciclo cardíaco

Sístole atrial  

Valvas atrioventriculares abertas. Valvas semilunares fechadas.

Átrios contraem, passando algum sangue para os ventrículos.

Contração isovolumétrica  

Valvas atrioventriculares e semilunares fechadas.

Início da contração dos ventrículos, com aumento de pressão sem alteração de volume sanguíneo.

Ejeção ventricular  

Valvas atrioventriculares fechadas. Valvas semilunares abertas.

Há saída de sangue dos ventrículos para a artéria pulmonar e aorta.

Relaxamento isovolumétrico  

Valvas atrioventriculares e semilunares fechadas.

Ocorre relaxamento dos ventrículos.

Enchimento ventricular  

Valvas atrioventriculares abertas. Valvas semilunares fechadas.

Começa a entrar sangue nos ventrículos a partir dos átrios, porque as valvas atrioventriculares abrem ainda antes da contração atrial.


paulapsoarespe4mbl: Preciso do ciclo detalhado constante abertura de válvulas e pressões
respondido por: jedaiasaguiar17
1

Resposta:

Ciclo cardíaco é a expressão referente aos eventos relacionados ao fluxo e pressão sanguínea que ocorrem desde o início de um batimento cardíaco até o próximo batimento. Em resumo, dividimos o ciclo em dois períodos: o de relaxamento, chamado diástole, quando o coração se distende ao receber o sangue, e o de contração, denominado sístole, quando ele ejeta o sangue.

O ciclo cardíaco é iniciado pela geração espontânea de potencial de ação no nodo sinoatrial (NSA), pelas células marcapasso. O impulso elétrico difunde-se pelo miocárdio atrial e, posteriormente, passa para os ventrículos através do feixe atrioventricular, que apresenta velocidade de condução mais baixa, gerando um atraso na transmissão, garantindo que os átriosPortuguês BR (as aurículasPortuguês PT) contraiam-se antes dos ventrículos, favorecendo a função do coração como bomba.[1]

Explicação:

Noções anatômicas

O coração é composto por quatro câmaras. Pelas câmaras esquerdas, circula sangue rico em oxigênio, proveniente dos pulmões e dirigido às demais partes do corpo. Pelas câmaras direitas, circula sangue pobre em oxigênio, vindo de todo o corpo e direcionado ao pulmão.

No adulto saudável, não existe comunicação entre as câmaras esquerdas e direitas.

As câmaras de recepção do sangue, mais complacentes, são chamadas de átrios, enquanto que as câmaras de ejeção, mais musculosas, são chamadas de ventrículos.

Entre os átrios e os ventrículos, existem valvas. Estas valvas permitem a passagem do sangue apenas no sentido do átrio para o ventrículo. São chamadas de valvulas atrioventriculares. No lado direito, temos a valva tricúspide, e no lado esquerdo a valva mitral.

Entre os ventrículos e as artérias, ficam as valvas semilunares. Estas valvulas permitem apenas a saída do sangue dos ventrículos em direção das artérias. Entre o ventrículo esquerdo e a aorta, fica a valva aórtica. Entre o ventrículo direito e o tronco da artéria pulmonar, fica a valva pulmonar.

bons estudos...

Perguntas similares