Durante o governo militar, foram criados vários órgãos estatais que visavam identificar e perseguir indivíduos considerados subversivos. Em nome da "segurança nacional", órgãos como o Serviço Nacional de Informações (SNI), o Departamento de Operações Internas (DOI) e o Centro de Operações e Defesa Interna (CODI) tinham a função de controlar as informações que circulavam no país e de desarticular as organizações subversivas, localizando e prendendo seus militantes. Refletindo sobre o tema, analise as afirmações abaixo: 1 - Muitas pessoas que faziam oposição ao regime, como políticos, estudantes, trabalhadores, artistas e escritores, foram perseguidas por agentes do governo. 11 - Apesar de serem opositores do regime, os jovens eram incentivados, sem nenhuma forma de repressão III Durante a ditadura, a censura foi oficializada, proibindo a divulgação de obras que tivessem conteúdos considerados subversivos e que colocassem em risco a "segurança nacional" IV - Na prática, a censura já era aplicada desde 1967, quando foi criada a Lei de Imprensa, porém, ao longo dos anos, ela atingiu todos os meios de comunicação, exceto a música, essa permaneceu livre por toda a ditadura Quais afirmações são verdadeiras?
Respostas
Apenas as alternativas I e III estão corretas.
No que tange os direitos civis a ditadura militar promoveu a retirada da censura, e, com cada Ato Institucional essa retirada aumentava, e, consequentemente as classes menos favorecidas foram as que mais necessitavam de liberdade de expressão, como artistas e músicos em geral, repórteres, professores e políticos que iam contra o sistema.
Além disso é importante ressaltar que a ditadura militar promoveu um grande avanço na indústria do país, promovendo obras e a abertura de capital estrangeiro, no momento foi chamado de milagre econômico esse período, porém, a longo prazo isso prejudicou o país pois as dívidas externas aumentaram em grandes níveis, e, somado a corrupção hoje é um dos grandes problemas que atrasam o Brasil.