Respostas
Resposta:
*Principais ideias *
Temos dois aspectos para apresentar como centrais na obra hobbesiana, sendo um do campo da Filosofia teorética e outro da Filosofia prática. No campo teorético, Hobbes era um empirista, defendendo que não há qualquer tipo de representação mental anterior à experiência. Porém, a grande produção filosófica do pensador está ligada à Filosofia prática, ou seja, à Filosofia política. No campo político, o inglês defendeu:
O estado de natureza humano como momento de inaptidão natural para a vida social;
A sociedade como uma composição complexa de “átomos”, que são os indivíduos;
O contrato social como formação da comunidade humana que retira o homem de seu estado de natureza;
A necessidade da monarquia para estabelecer a ordem entre as pessoas.
*As principais obras de Thomas Hobbes são: *
De Cive: primeira parte de uma trilogia composta por livros que falam sobre a condição humana em seu estado natural, por meio da liberdade, a religião e o governo.
De Corpore: a segunda parte de sua trilogia é um livro que envolve Filosofia e Ciências Naturais. Nele, o filósofo fala sobre a necessidade de se entender o movimento como cerne do trabalho filosófico.
De Homine: fala sobre as paixões humanas e sua inclinação natural que pode levar à promoção da guerra.
Explicação:
Resposta:
No campo teorético, Hobbes era um empirista, defendendo que não há qualquer tipo de representação mental anterior à experiência. Porém, a grande produção filosófica do pensador está ligada à Filosofia prática, ou seja, à Filosofia política.
Explicação: