• Matéria: Biologia
  • Autor: viniciusdejesussilva
  • Perguntado 6 anos atrás

Qual é a relação que estudamos no assunto(energia) nas aulas não presenciais ao meio ambiente​

Respostas

respondido por: Anônimo
3

Resposta:

Pare para pensar o quão frequente ouvimos notícias de escolas espalhadas por todo o país que estão caindo aos pedaços e sem infraestrutura escolar mínima para receber os alunos de diferentes idades que tem o direito de aprender. Mesmo que as escolas contem com bons diretores, com professores dedicados e com a força de vontade dos alunos, estudos mostram que a infraestrutura escolar pode ter papel essencial na formação dessas crianças e adolescentes, além de garantir conforto e bem estar não apenas aos alunos, mas também para os professores e a toda comunidade escolar.

Uma pesquisa da Universidade Federal de Juiz de Fora (MG), por exemplo, aponta que a insatisfação com a estrutura da escola pode estar relacionada, inclusive, com a ausência do aluno, o que pode levar, consequentemente, ao abandono, evasão escolar e reprovação.

 

“Uma estrutura bem pensada, implica diretamente no interesse dos estudantes. E aquele aluno interessado se torna mais ativo, tem mais vontade de estar na escola e isso reflete no seu desempenho e aprendizado”, diz Daniela Costa, arquiteta que atua no setor educacional.

No artigo de hoje vamos falar um pouco mais sobre esse assunto. Afinal, por que você deve se preocupar com a infraestrutura da sua escola ou colégio? Como ela influencia diretamente no aprendizado dos seus alunos? Confira logo abaixo a nossa opinião!

Uma breve descrição do conceito de infraestrutura

O conceito de infraestrutura escolar vai desde itens básicos, como o fornecimento de água, energia elétrica, manutenção e limpeza dos ambientes, salas de aulas confortáveis com mobiliários adequados e de boa qualidade, banheiros e cozinha, passando por locais de convivência como pátios, parques e brinquedoteca. Além de espaços de apoio didáticos como bibliotecas, laboratórios, quadras, entre outros espaços para organização do funcionamento do colégio, como salas de professores, coordenadores e diretores, secretarias, almoxarifados, etc. Passando também por equipamentos e materiais didático-pedagógicos, como computadores com acesso à internet e demais insumos tecnológicos.

“Tudo em prol de criar um ambiente agradável e estimulante, afinal, é lá que os alunos passam boa parte de seus dias, durante anos de suas vidas. Nessa hora, dentro da realidade econômica de cada colégio, é interessante estar atento para criar um ambiente que una funcionalidade e aconchego”, observa Daniela.

A relação entre infraestrutura e aprendizado

Um estudo realizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), mostra que o desempenho dos alunos que estudam em ambientes com boa infraestrutura é superior ao dos que estão em escolas que não dispõem de ambientes adequados. Segundo dados da pesquisa “Infraestrutura Escolar e Aprendizagens da Educação Básica Latino-Americana”, os alunos poderiam subir as médias de 506 pontos em provas de linguagens e 497 pontos em matemática para 525 pontos e 524 pontos, respectivamente, caso tivessem condições melhores estruturais.

Perguntas similares