2. Exercitar a curiosidade intelectual e<br />recorrer à abordagem própria das ciências,<br />incluindo a investigação, a reflexão, a análise<br />crítica, a imaginação e a criatividade, para<br />investigar causas, elaborar e testar<br />hipóteses, formular e resolver problemas e<br />criar soluções (inclusive tecnológicas) com<br />base nos conhecimentos das diferentes<br />áreas.<br />Sim<br />Parcialmente<br />Não<br />Não sei<br />responder<br />O
Respostas
Resposta:
Não há nenhuma pergunta, por consequente não tem como haver qualquer resposta.
Resposta:
conhecimentos (conceitos e procedimentos)
Explicação:
Você não identificou corretamente os aspectos que esta competência geral mobiliza. Então, procure rever sua resposta e refletir sobre as seguintes questões:
Essa competência explicita conceitos e/ou procedimentos (saberes) que devem ser mobilizados, por exemplo, os procedimentos próprios das ciências, como “a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade”? Esses procedimentos são considerados como “saberes”? Você reparou que a competência se refere, ainda, “aos conhecimentos das diferentes áreas”?
Quando a competência explicita que esses “saberes” devem ser utilizados para que o estudante possa “investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas)”, ela estaria explicitando com que finalidade (para quê?) esses saberes devem ser mobilizados? Para essa mobilização, basta apenas o domínio dos “saberes” ou é necessário, ainda, que o estudante desenvolva as habilidades necessárias para que possa “investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas)”?
Quando a competência se refere à necessidade de que o estudante possa “exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências”, você acredita que seja suficiente o domínio dos saberes e o desenvolvimento de habilidades previstas, ou, ainda, o estudante deve ter desenvolvido uma visão favorável à adoção de uma “atitude científica” para resolver os problemas – ao contrário da adoção de uma perspectiva negacionista?