Muitas pessoas percebem como naturais as regras e costumes impostos pela religião, família, escola ou grupo de amigos.
Mas, na verdade, é muito importante estudar isso do ponto de vista sociológico, já que as manifestações internas de cada
individuo são pautadas por normas pré-estabelecidas pela sociedade. Dessa forma, é possível desvencilhar-se de
determinadas regras sociais e entender pensamentos e atitudes desenvolvidos a partir das normas impostas pela sociedade.
Considerando a influência da sociedade na vida do indivíduo, avalie as afirmações a seguir
Respostas
O enunciado se refere a socialização e a vida em sociedade.
O homem estimula o desenvolvimento da sociedade dando forma a signos, valores, grupos sociais que se desenvolvem na medida que o meio cresce.
A cultura pode ser observada como um conjunto de crenças, valores, costumes, linguagens e significações de um determinado grupo.
Sua relação com a sociedade, parte do pressuposto que nós, enquanto indivíduos, estamos em constante evolução, e, a cultura, por não ser estática também, ou seja, ela é dinâmica e acompanha os processos sociais, tendo a indústria cultural como um pilar nesse processo.
Resposta:
I e III apenas
Explicação:
I. Possuímos duas consciências, a individual e a coletiva. A consciência individual é aquela que se refere às individualidades da pessoa. E a consciência coletiva são as crenças, as tradições e as ideias que influenciam os comportamentos e os pensamentos do indivíduo;
III. Com o tempo, as características da sociedade alteram-se, e, por isso, não existe uma regra pré-estabelecida. As normas e os costumes modificam-se ao longo dos anos.