Respostas
Resposta:
1 O processo de industrialização da economia brasileira só se intensificou após as primeiras décadas do século XX, principalmente após o primeiro período de Getúlio Vargas como presidente da República. Sobre os motivos que impediram o desenvolvimento industrial brasileiro de se desenvolver durante os períodos coloniais e imperiais é incorreto dizer:
a) A coroa portuguesa proibia a instalação do comércio manufatureiro no Brasil.
b) O incentivo à atividade econômica nestes períodos era voltado exclusivamente à agricultura e suas atividades de apoio, como tráfico de escravos.
c) A coroa portuguesa tinha interesse em impedir o crescimento de sua colônia, para que ela continuasse somente fornecendo produtos agrícolas para o mercado externo.
d) O governo colonial e, posteriormente, o imperial ofereceu uma grande quantidade de créditos para o investimento em indústrias, mas não houve interessados em iniciar esta atividade.
2 Durante o processo de industrialização da economia brasileira, dois presidentes se destacaram no estímulo ao desenvolvimento deste setor econômico. São eles:
a) Afonso Pena e Hermes da Fonseca.
b) Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek.
c) Getúlio Vargas e Washington Luís.
d) Juscelino Kubitschek e José Sarney.
e) Nilo Peçanha e Arthur Bernardes.
3Na Primeira República, o processo de industrialização no Brasil sofreu sensível impulso com
a) a extinção, em 1906, da política de valorização do café, definida pelo convênio de Taubaté.
b) a adoção da política protecionista, que impedia o estabelecimento de empresas estrangeiras no país.
c) o desencadear da Primeira Guerra Mundial, que acentuou as dificuldades para a importação de produtos.
d) a organização da “Comissão Verificadora”, que controlava a entrada de manufaturas no Brasil.
e) a criação do Ministério da Indústria e Comércio, ocupado por Rui Barbosa.
4 A segunda Guerra Mundial exerceu significativa influência no processo de industrialização do Brasil. Explique.
5 Primeira etapa da Industrialização brasileira
6 Segunda etapa da Industrialização brasileira
7 Terceira etapa da Industrialização brasileira
8 Quarta etapa da Industrialização brasileira
9 O desenvolvimento industrial brasileiro ocorreu de forma desigual nas diferentes regiões do Brasil, pois houve uma concentração da atividade industrial, particularmente, nos Municípios de São Paulo e Rio de Janeiro. Dentre outras razões, explicam esse fato:
a) a formação de um mercado externo na região Sudeste e a criação de casas de importação por emigrantes estrangeiros.
b) o domínio da cafeicultura no Sudeste, a consequente acumulação de capital e a imigração estrangeira que se dirigiu para essa região.
c) o domínio da mineração em São Paulo e a fundação de casas de exportação que tinham como objetivo abastecer o mercado brasileiro de produtos nacionais.
d) o desenvolvimento de empresas de extração mineral em São Paulo, que permitiu a acumulação de capital, e o consequente fluxo de emigrantes que para lá se dirigiu.
e) a abolição da escravidão e a concentração da população na região Sudeste, fato que estimulou a criação de casas de importação.
10 O período comumente denominado de “anos dourados” marcou uma etapa da recente história brasileira associada ao desenvolvimentismo (abertura de rodovias, expansão da rede hidrelétrica, implantação da indústria automobilística, descentralização da capital) e à atmosfera cultural marcada pelo surgimento da Bossa Nova. A que governo tal período está associado:
a) Juscelino Kubistchek
b) João Goulart
c) Getúlio Vargas
d) Eurico Gaspar Dutra
e) Jânio da Silva Quadros
Explicação: