Respostas
Resposta:
Na ciência, o negacionismo é definido como a rejeição de conceitos básicos, incontestáveis e apoiados por consenso científico em favor de ideias tanto radicais quanto controversas.
Resposta:
O negacionismo é a prática de contrariar e negar de forma irracional pesquisas científicas, dados empíricos, fontes confiáveis e até mesmo a realidade com base em opiniões sem fundamentos, buscando assim conservar certos valores, opiniões, modos de vida ou até mesmo interesses políticos e econômicos.
Assim, o negacionismo cresce através de pessoas céticas que decidem contestar a realidade empírica, duvidando da existência de fatos históricos, de doenças, de fenômenos climáticos, de transformações da natureza e até mesmo da palavra de autoridades científicas.
Dessa forma, o negacionismo muitas vezes se inicia com teorias da conspiração, notícias falsas formuladas por fontes não confiáveis ou até por crenças religiosas.
Logo, aproveitando-se do desconhecimento da população quanto a temas científicos, essas informações se espalham e logo se tornam hipóteses paralelas, mas que não são aceitas pela comunidade científica.
Historicamente, a atitude de negar a realidade, os experimentos empíricos, sempre estiveram presentas na sociedade. Na Antiguidade, os debates pela busca da verdade mobilizaram as preocupações de muitos filósofos, que tentaram explicar o mundo de forma mais racional e muitas vezes foram até punidos por isso.
Já na Idade Média, com a Igreja Católica monopolizando o conhecimento na Europa, as produções científicas encontraram dificuldades em divulgar seus dados e hipóteses, mas, na Idade Moderna, com a revolução científica e com o surgimento do iluminismo, a ciência passou a se tornar cada vez mais importantes, como forma de se produzir conhecimentos autênticos, criando métodos científicos rigorosíssimos.
A prática do negacionismo é completamente diferente da crítica científica racional, até porque, o negacionismo muitas vezes não é apenas uma reação ingênua e conservadora de certos indivíduos, mas também pode se manifestar como campanhas políticas e econômicas.
Um exemplo disso são alguns casos famosos, como as negações das existências do holocausto, do aquecimento global, da ditadura militar e da AIDS, ou até mesmo grupos que defendem teorias conspiratórias, como a da terra plana.
Espero ter ajudado!
Se puder, avalie minha resposta pelas estrelinhas e, se gostou dela, pelo coraçãozinho.
*Caso algum erro seja identificado em meu raciocino, por favor, me avise.