• Matéria: Filosofia
  • Autor: gabrielemail060
  • Perguntado 6 anos atrás

Segundo Hume, a Filosofia moral (ou a Ciência da Natureza Humana) apresenta-se de duas maneiras: uma orienta-se para a ação e outra para racionalidade. Qual é a mais apreciada pelo autor? Identifique as passagens do texto capazes de comprovar a sua resposta.

Anexos:

Respostas

respondido por: elamambretti
124

David Hume, em sua obra "Investigação acerca do entendimento humano" classifica a filosofia moral em duas: a filosofia "fácil" e clara e a filosofia abstrata ou "abstrusa" e portanto, "difícil".

Hume explica a filosofia "fácil", como aquela que utiliza da poesia e da oratória e que tem uma melhor aceitação:

"considera o homem como nascido principalmente para a razão; como influenciado em suas avaliações pelo gosto e pelo sentimento; perseguindo um objeto e evitando outro, segundo o valor que esses objetos parecem possuir e de acordo com a luz sob a qual eles se apresentam. […]"

Explica a filosofia "difícil" e abstrusa ou abstrata, como aquela que se apresenta para uma classe mais exigente acerca do conhecimento:

"[…] os filósofos da outra classe consideram o homem mais como ser racional que como ser ativo, e procuram formar seu entendimento em lugar de melhoras seus costumes. Consideram a natureza humana como objeto de especulação e examinam-na com rigoroso cuidado a fim de encontrar os princípios que regulam nosso entendimento, excitam nossos sentimentos e fazem-nos aprovar ou censurar qualquer objeto particular, ação ou conduta."

A mais apreciada por Hume é uma filosofia rigorosa e critica e portanto, "difícil", por ser aquela que busca a verdade mais pura, confrontando as verdades anteriormente impostas. Uma filosofia que possibilite o conhecimento e que efetivamente produza meios para o esclarecimento acerca do entendimento humano e seus questionamentos.

Bons estudos!


andreddberger: Isso está errado. Hume é um empirista, ele acredita que os sentidos são a única fonte de conhecimento e assim devem ser também os orientadores das regras de ação, o que incide na moral. Os sentidos estão presentes em todos e uma Filosofia Moral deve proporcionar regras de ação que sejam acessíveis a todos. Se ela fosse "abstrusa" (difícil) não seria acessível a todos, mas apenas aos mais doutos. Portanto, uma Filosofia Moral fácil, acessível a todos, seria preferível a uma Filosofia difícil.
respondido por: vchinchilla22
16

A tese ética mais característica da filosofia de Hume consiste em afirmar que o fundamento da moralidade não está na razão, mas nos sentimentos.

Dizemos de uma ação ou qualidade de uma pessoa que é boa se despertar em nós certos tipos de sentimentos agradáveis ​​e que é ruim se despertar em nós sentimentos de desprazer.

Os sentimentos morais, de acordo com Hume, apresentam certa semelhança com aqueles que aparecem na experiência estética, e em sua análise do comportamento moral ele compara isso, para mostrar que não é a razão e sim os sentimentos o critério fundamental.

Hume considerou que os sentimentos morais ou "humanidade", são comuns a todos os homens e que se manifestam em todos os homens da mesma forma antes da percepção das mesmas ações ou qualidades.

Você pode ler mais em: https://brainly.com.br/tarefa/26514126

Anexos:
Perguntas similares